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    Confira alguns aplicativos que podem ajudar a reduzir o impacto do isolamento social na saúde mental durante a quarentena

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    Em tempos de quarentena por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), é preciso buscar maneiras de enfrentar o tédio e a apreensão gerados pelo confinamento, especialmente pensando na saúde mental.

    A importância de se dedicar a atividades prazerosas em tempos de quarentena pode ser melhor compreendida nas palavras de um especialista em saúde mental: “Conseguir desenvolver momentos de lazer certamente proporciona o descanso mental que o indivíduo precisa para retomar as energias, físicas e psíquicas, que vão permitir que ele lide com a ansiedade. Porém, isso não é tão simples assim. Em muitos casos, será necessário um trabalho de psicoterapia para que o paciente reaprenda a estabelecer os momentos de lazer em sua rotina”, explica o psiquiatra Miguel Angelo Boarati.

    De acordo com informações da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, o tratamento contra transtornos de ansiedade pode se valer tanto da psicoterapia quanto do uso de medicamentos específicos indicados por psiquiatras. Essas medidas devem ser mantidas e seguidas à risca durante a quarentena. Ainda segundo o portal, o diagnóstico precoce e preciso, o tratamento eficaz e o acompanhamento por prazo longo são imprescindíveis para obter melhores resultados e menores prejuízos.

    Felizmente, a tecnologia está aí como uma importante aliada, com diversos aplicativos que podem ajudar a reduzir os impactos do isolamento social e, assim, manter uma boa qualidade de vida. Confira, logo abaixo, alguns aplicativos que podem ser muito úteis para sua saúde mental durante a quarentena:

     

    Houseparty / Skype / WhatsApp

    Um dos principais problemas para a saúde mental durante o período de isolamento é a falta de interação com outras pessoas, especialmente com os amigos e os familiares que não moram na mesma casa. Por mais que a distância física seja fundamental nesse momento, outras formas de contato devem ser exploradas. Isso pode ser feito por meio de aplicativos de ligações de vídeo, como Houseparty e Skype, que permitem que várias pessoas se comuniquem ao mesmo tempo em uma mesma chamada. Todas essas ferramentas podem ser baixadas de graça, mas também há opções pagas e com mais recursos. O WhatsApp, app muito utilizado atualmente, também permite a realização de chamadas de vídeo com vários participantes simultaneamente.

     

    Uno

    Para vencer o tédio durante a quarentena, vale apostar em atividades divertidas, que não exigem muito esforço e que dão a sensação de que o tempo passa mais rápido, como jogos. Existem diversos aplicativos de jogos disponíveis e um deles é o Uno, o famoso jogo de cartas coloridas que você também pode jogar online, com outras pessoas, a partir da tela do seu celular. O aplicativo está disponível gratuitamente para aparelhos iOS e Android.

     

    Bandsintown

    Por mais que não seja possível curtir eventos que envolvam aglomeração de pessoas durante a quarentena, como o show do seu artista favorito, ainda dá para curtir apresentações musicais ao vivo remotamente, do conforto do seu lar. Como muitos artistas e bandas estão fazendo lives nos últimos tempos, vale a pena conhecer o Bandsintown, aplicativo que envia notificações para os usuários alertando para os shows online programados para os próximos dias. O aplicativo é gratuito tanto para aparelhos Android quanto para iOS.

     

    Netflix / Amazon Prime

    Ver filmes, séries e documentários é outra opção interessante de passatempo neste período de isolamento. Imergir em tramas que prendem a atenção e divertem é muito importante para a saúde mental. Nesse sentido, vale apostar em aplicativos de serviços de streaming, como Netflix e Amazon Prime Video. Para ter acesso total ao catálogo, é necessário pagar um valor mensal, mas ambos oferecem um período gratuito de experiência.

     

    Nike Training Club

    Estando dentro de casa, a tendência é que as pessoas relaxem e fiquem reféns de um sedentarismo severo, já que nem atividades simples do dia a dia, como andar na rua e caminhar até o transporte público, estão sendo feitas. Somando isso à angústia natural pela seriedade da pandemia, as chances de sobrepeso e de piora de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, aumentam consideravelmente.

    Sendo assim, é muito importante, mesmo em casa, praticar exercícios físicos diariamente, independentemente de sua intensidade. Existem diversos aplicativos que organizam treinos que podem ser feitos dentro de casa. Um dos mais conhecidos é o Nike Training Club. Este aplicativo é gratuito e contém um número vasto de treinos e circuitos elaborados por profissionais. Alguns deles dependem de equipamentos, mas há opções sem essa necessidade, adequando-se bem à realidade de todos.

     

    Pocket Yoga

    Quem prefere exercícios mais relaxantes e que envolvem alongamento, flexibilidade, força, resistência e respiração pode recorrer ao ioga. Para quem achar interessante, uma dica é o aplicativo Pocket Yoga, que apesar de pago, oferece um conteúdo bastante rico, com diferentes posições e técnicas de respiração. O legal do ioga é, justamente, essa versatilidade de unir os exercícios físicos e mentais, ajudando a combater o sedentarismo e o estresse.

     

    Referências Bibliográficas:

    Dados da Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde:

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/224_ansiedade.html

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