search
    Título

    Como reduzir o risco de transmissão do herpes para o bebê durante a gravidez?

    Uncategorized

    Por

    O herpes simples é uma infecção muito comum, sendo que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, cerca de 99% das pessoas já adquiriram imunidade na infância ou adolescência. Contudo, a transmissão do vírus da mãe para o bebê durante a gravidez pode ser mais grave, o que exige esforço maior para reduzir o risco. 

    Perigos do herpes neonatal


    “O herpes neonatal é uma
    condição rara mas que pode ser muito grave. Esta infecção pode ocorrer pela infecção do bebê no canal do parto. Ou seja, a gestante sempre deve avisar o obstetra se apresentou ou apresenta esta condição (herpes), pois se houver lesão local, o obstetra poderá considerar cesárea como escolha do parto para proteção do bebê”, informa a dermatologista Alexandra Bononi. 
    É importante destacar que o herpes neonatal pode causar danos neurológicos permanentes ou até mesmo a morte do bebê recém-nascido. A gravidade deste vírus é tão grande nos primeiros momentos da vida porque o sistema imunológico nesse momento ainda não é desenvolvido o suficiente para combater a infecção – a mesma que, em adultos é inofensiva.
    Ainda segundo a especialista, o quadro se torna mais perigoso se a gestante teve infecção viral genital nas últimas seis semanas da gestação. Nesse sentido, é indicado o uso de preservativo nas relação sexuais no final da  gravidez. “Após o bebê nascer, é mandatório evitar ficar beijando sua boca e mãozinhas, principalmente quando há algum sinal de infecção herpética oral no adulto. Higienizar muito bem as mãos antes de pegar o bebê também é fundamental”, ressalta a médica.

    Tratamento com lisina é mais eficaz


    Independente da idade do paciente, o tratamento do herpes é sempre importante, especialmente se há ocorrência de crises com certa frequência. O processo se baseia no uso de medicamento específico, o qual deve seguir com rigor a indicação do médico especialista. Os produtos contendo lisina merecem destaque, já que este aminoácido reduz as infecções de repetição causadas pelo herpes simples. 

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia: 
    https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/herpes/68/

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes