As varizes, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), podem causar uma sensação de cansaço nas pernas, além de queimação e inchaço. Em alguns casos, a melhor opção de tratamento é uma cirurgia de varizes, que exige certos cuidados no pós-operatório, como uma atenção maior ao jeito de dormir. Confira!
É importante elevar as pernas na hora de dormir
“O paciente deve dormir da forma mais confortável possível. Ele deve elevar os membros inferiores com um travesseiro para trazer alívio e melhora do inchaço pós-operatório”, afirma o angiologista Bruno Constantin.
Outra opção é elevar os pés da cama ou colocar uma espécie de apoio embaixo do colchão para elevar toda a perna e não apenas o calcanhar e os pés. Esta atitude facilita o retorno do sangue das pernas em direção à parte superior do corpo.
Durante o dia, é importante alternar entre passar parte do tempo com as pernas elevadas e outra parte sem elevação. É necessário conversar com o angiologista ou cirurgião vascular sobre a frequência mais adequada.
Como é a recuperação do paciente após a cirurgia de varizes?
Segundo Dr. Constantin, a recuperação depois da cirurgia de varizes depende da quantidade de veias e do tipo de cirurgia realizado: “Vários fatores influenciam, desde o tratamento de safena com laser ou método tradicional (cortes) até a quantidade de varizes retiradas e o calibre das veias retiradas”.
Nos primeiros dias depois do procedimento, os pacientes devem ficar mais tempo em repouso e evitar pegar peso. “No dia seguinte, os pacientes já devem caminhar e as dores devem ser controladas com analgésicos simples. A partir do terceiro ou quarto dia, os pacientes já se tornam praticamente independentes para atividades básicas do dia a dia”, informa o especialista.
O retorno ao cirurgião vascular deve ocorrer entre 7 e 14 dias depois da cirurgia de varizes. Possivelmente, surgirão hematomas nos locais onde existiam as veias doentes, mas estes sinais deverão desaparecer totalmente após 3 ou 4 semanas.
Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV):