AchèAchè
    search
    Título

    Uma mãe pode transmitir herpes para o seu bebê?

    Uncategorized

    Por

    De acordo com a dermatologista Vanessa Kodani, mães podem transmitir o vírus do herpes simples para seus bebês durante a gestação. A médica explica que a transmissão ocorrerá caso seja a primeira infecção da gestante, principalmente porque, neste caso, ainda não há anticorpos no organismo da mãe para combater o vírus. 

    Controlando o herpes na gravidez


    “Nesta primeira infecção da gestante também ocorre a sistematização do vírus, o que aumenta a chance da infecção ser
    transmitida pela corrente sanguínea até chegar ao bebê. Após a primo infecção, o vírus fica incubado na pessoa, mas a doença não fica ativa. O vírus é reativado apenas durante as crises, momento em que a imunidade costuma cair”, informa a médica. 

    Ainda segundo a especialista, fora das crises, mesmo que a mãe saiba que é portadora do vírus, a chance de contaminação do bebê é mínima. “Porém, se ocorrer alguma crise próximo ao parto, com lesões na genitália, a possibilidade de transmissão é maior, principalmente se o parto for normal. Nesses casos, pode ser indicada a cesárea”, afirma Kodani.

    Como se trata de uma situação sensível, é fundamental que a grávida infectada esteja em contato constante com os médicos especialistas que a acompanham, tanto obstetra e ginecologista quanto dermatologista. É interessante, inclusive, que esses especialistas possam conversar e trocar informações. Vale ainda ressaltar que a infecção do herpes simples, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, é muito comum, sendo que 99% dos adultos estão infectados desde a infância ou adolescência, não manifestando sintomas na maioria das vezes.

    Tratamento medicamentoso com lisina


    Neste e em outros casos, o tratamento medicamentoso é essencial para que os sintomas e as crises sejam controlados e não se manifestem. Os
    remédios que contam com lisina na composição são particularmente interessantes, tendo em vista que este aminoácido é considerado importante para a redução da infecção de repetição do vírus do herpes simples. 

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/herpes/68/

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes