Ter um filho é um grande sonho para muitos homens e mulheres. No entanto, mesmo com muitas tentativas, alguns casais têm problemas de fertilidade que atrapalham esse desejo e devem procurar ajuda profissional. Em alguns casos, o consumo de suplementos de vitamina E indicado por um médico pode aumentar as chances de um casal ter sucesso ao tentar a gravidez.
Vitamina E melhora qualidade dos espermatozoides
“No homem, a vitamina E atua como um potente antioxidante, melhorando a mobilidade dos espermatozoides e contribuindo para o desenvolvimento das células espermáticas imaturas, ou seja, contribuindo para o processo de produção de espermatozoides saudáveis“, afirma a nutricionista Carla Cotta.
Para as mulheres, o nutriente também é importante. “A vitamina E também é um antioxidante fundamental na saúde feminina, o que inclui sua fertilidade, favorecendo diversas vias do processo. Ela melhora, por exemplo, a qualidade do muco cervical para a implantação dos ovos fertilizados”, explica a profissional.
Suplementação de vitamina E deve ser indicada por um profissional
Além da suplementação, vale lembrar que a vitamina E está presente em diversos alimentos, como nozes, brócolis, amendoim e óleo de girassol. Nos homens, o zinco e sua capacidade de aumentar e melhorar a produção de espermatozoides também podem ajudar. O nutriente pode ser encontrado em ovos, fígado de boi e frutos do mar.
Por outro lado, Carla defende que todos os minerais e vitaminas devem fazer parte da alimentação, já que são fundamentais para a saúde e a fertilidade, tanto do homem quanto da mulher. “Primeiramente, deve ser analisada a necessidade ou não de suplementação pelo médico ou nutricionista. Para ambos, a vitamina E é importante para a fertilidade”, destaca a especialista.
Foto: Shutterstock