A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela maior fragilidade dos ossos em pessoas que chegam à meia-idade e em idosos. Essa fraqueza favorece a ocorrência de fraturas, que acontecem com mais frequência nos punhos. É importante descobrir como evitar essas fraturas para impedir que a doença atrapalhe a rotina e prejudique a qualidade de vida.
Fraturas no punho são comuns em quedas dentro de casa
De acordo com o ortopedista Sérgio Nogueira Drumond Júnior, boa parte das medidas de prevenção deve ser aplicada dentro de casa, já que as fraturas, muitas vezes, são resultado de acidentes domésticos. “Deve-se diminuir o risco de quedas no domicílio, incluindo cuidados em banheiros, escadas, tapetes, calçados e até usar bengala, se indicada”, recomenda o profissional.
Nos banheiros, barras de apoio devem ser instaladas. Já nas escadas, além das barras, é importante utilizar piso antiderrapante. Tapetes, calçados, brinquedos de crianças e outros objetos que ficam pelo caminho, além de móveis em espaços apertados, devem ser removidos para evitar tropeços e quedas capazes de fraturar os punhos.
Fazer o tratamento da osteoporose ajuda a prevenir fraturas
Outra medida necessária é seguir corretamente o tratamento da osteoporose. O uso das medicações prescritas pelo médico ajuda a melhorar a saúde óssea e, consequentemente, a proteger os punhos em caso de quedas, apesar de não eliminar o risco de fraturas completamente. Vale lembrar também da importância das atividades físicas, que tornam o corpo mais forte e ágil, e do uso de equipamentos de segurança durante a prática.
Segundo Dr. Nogueira, fraturas no punho são as primeiras que acontecem nos casos de osteoporose. “O osso rádio, que juntamente com o osso ulna compõe o punho, tem grande quantidade de osso esponjoso em sua composição, apresentando menor resistência que o osso cortical, que é mais resistente”, explica o ortopedista.
Foto: Shutterstock