AchèAchè
    search
    Título

    Como acontece a transmissão de infecções respiratórias virais?

    Uncategorized

    Por

    As infecções respiratórias são, segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a terceira maior causa de morte em adultos no mundo, e são causadas por vírus, bactérias e fungos. Entre as infecções respiratórias virais, podem ser citados o resfriado, a gripe, a pneumonia e, mais recentemente, a COVID-19, causada pelo novo coronavírus. Veja como essas doenças são transmitidas e como evitá-las. 

    Tosse e espirro podem transmitir infecções respiratórias virais

     

    “A transmissão de doenças respiratórias virais geralmente ocorre por meio de gotículas ou aerossois dispersos no ar”, afirma a imunologista Ana Carolina da Matta. Essas gotículas infectadas com vírus são expelidas pela tosse, pelo espirro e até mesmo pela fala e, por isso, é muito importante cobrir a boca e o nariz com um lenço ou com o braço ao tossir ou espirrar. 

    De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), essas doenças são mais comuns no inverno. O aumento no número de casos acontece por uma série de fatores, como mudanças bruscas de temperatura, menor umidade do ar e a retirada de cobertores e casacos empoeirados e guardados há muito tempo. Outro fator que favorece a transmissão das infecções respiratórias virais no inverno e no outono são as baixas temperaturas, que fazem com que as pessoas prefiram permanecer em ambientes fechados.  

    Saiba como se prevenir do novo coronavírus

     

    A COVID-19 também é transmitida por meio de gotículas. Por isso, autoridades sanitárias e de saúde ao redor do mundo, inclusive no Brasil, têm recomendado o uso de máscaras de proteção para evitar a propagação do coronavírus. Mas, a médica faz uma ressalva: “Percebeu-se que superfícies de plástico, metal e madeira também podem carregar o vírus, mas ainda não há uma certeza de que essa doença é transmitida dessa forma. Serão necessários mais estudos”. 

    Portanto, para evitar a transmissão do novo coronavírus, a higienização correta das mãos torna-se ainda mais importante. É fundamental lavá-las com água e sabão sempre que possível, ao chegar em casa ou no trabalho, ao encostar em corrimões, maçanetas e outros objetos de uso constante. Na rua e no transporte público, utilize álcool em gel 70% para higienizar as mãos. Mas, a melhor forma de prevenir a COVID-19 durante a pandemia é, se possível, ficar em casa. 

     

    Dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT): https://sbpt.org.br/portal/publico-geral/doencas/infeccoes-respiratorias/

    Dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz): http://www.iff.fiocruz.br/index.php/8-noticias/43-infeccoes

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes