AchèAchè
    search
    Título

    Como a medicação para osteoporose fortalece os ossos?

    Uncategorized

    Por

    A osteoporose, segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), é uma doença que tem como principal característica a perda da massa óssea, tanto nos homens quanto nas mulheres, o que vai tornando os ossos cada vez mais fracos. Uma das formas de impedir esse processo é iniciar o uso da medicação para osteoporose o quanto antes.

    Medicação para osteoporose é fundamental para o tratamento


    “Existem variadas classes de medicações para tratar a osteoporose e que atuam por diferentes meios. Em geral, o tratamento adequado ajuda a frear a perda óssea progressiva da doença e a estimular o fortalecimento dos ossos”, afirma o ortopedista Felipe Viana. 

    Segundo o especialista, “a medicação para osteoporose pode agir inibindo a ação do osteoclasto, estimulando a atuação do osteoblasto, ou ainda provocando alterações hormonais que resultam na melhoria da massa óssea”. 

    De maneira simplificada, é preciso entender que os ossos são compostos de material vivo, constituído de dois tipos de células: os osteoclastos e os osteoblastos. Enquanto o primeiro tipo destrói o osso, o segundo é responsável por sua construção. É graças ao equilíbrio entre a atuação desses dois tipos de células que o osso se mantém saudável. 

    Exercícios físicos ajudam no tratamento da osteoporose


    Além dos medicamentos, a osteoporose também requer a adoção de uma rotina mais saudável, com a prática regular de exercícios físicos, por exemplo. Este hábito ajuda a fortalecer os músculos e a proteger os ossos de
    impactos e outros traumas. Entre as atividades recomendadas por Dr. Viana estão a caminhada e a hidroginástica. 

    Ter mais atenção à alimentação também é uma medida necessária. É importante adotar uma dieta balanceada, com destaque a fontes ricas em cálcio e vitamina D. Como a alimentação não é capaz de fornecer quantidades suficientes da vitamina, é preciso também se expor à luz solar, por 15 a 20 minutos diariamente. 


    Dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG):
    https://sbgg.org.br/osteoporose-a-doenca-silenciosa/

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes