Força e potência na hora do treino são sempre bem-vindas. Mas a creatina pode entregar isso e muito mais — ela é capaz de trazer benefícios cognitivos, acelerar a recuperação física e prevenir a perda de massa muscular.
Queridinha de quem pratica musculação, o suplemento é um dos mais conhecidos e eficazes do mundo esportivo. A fama não é por acaso! A nutricionista Paloma Cupini explica que a creatina é democrática e pode ser usada em diferentes idades, trazendo vantagens para o corpo e para o cérebro. Entenda mais a seguir!
O que é creatina?
Apesar de famosa por seu uso como suplemento, a creatina é, na verdade, um aminoácido produzido naturalmente pelo corpo humano, principalmente no fígado, rins e pâncreas. Também está presente em alimentos como carnes vermelhas e peixes.
O organismo utiliza a creatina como uma potencial fonte de energia, especialmente durante atividades físicas de alta intensidade e curta duração — como musculação e sprints.
Por isso, a suplementação se tornou popular entre atletas e praticantes de exercícios físicos.
Afinal, como a creatina pode mudar a sua rotina?
A creatina vai além do ganho de massa muscular. Ela impacta diretamente o desempenho físico e mental, tornando-se uma aliada para diferentes objetivos. Veja como:
1 – Tenha mais força e eficiência nos treinos
Com a creatina, é possível executar mais repetições com a mesma carga ou até mesmo aumentar o peso de forma progressiva e com um “up” a mais no desempenho. Isso acontece porque ela melhora a disponibilidade de energia muscular, potencializando a performance durante os treinos.
2 – Proteja sua massa muscular
Durante períodos de restrição calórica — como em fases de definição (hipertrofia) ou “cutting” — a creatina ajuda a preservar a massa magra, um recurso fundamental para quem deseja manter o metabolismo ativo mesmo com redução de calorias.
3 – Se recupere rapidamente
A suplementação contribui para uma recuperação muscular mais eficiente, tanto entre séries de exercícios quanto entre sessões de treino. Isso significa menos fadiga e mais constância nos treinos ao longo da semana.
4 – Melhore a sua função cognitiva
Além dos efeitos físicos, a creatina também pode beneficiar o cérebro. Estudos apontam que o suplemento pode melhorar a memória, o raciocínio e a concentração, especialmente em situações de estresse, cansaço ou privação de sono. Desta forma, a creatina é uma aliada para quem busca mais foco no dia a dia, dentro e fora da academia.
Quem pode tomar creatina? Há contraindicações?
De maneira geral, a creatina é considerada segura para a maioria das pessoas e, inclusive, tem sido recomendada em protocolos clínicos para idosos com perda de massa muscular (sarcopenia) e mulheres na menopausa.
No entanto, pessoas com doenças renais devem procurar orientação médica antes de iniciar o uso. Gestantes e mulheres que estão amamentando devem consultar o médico antes de consumir o suplemento.
A nutricionista alerta também para a importância da hidratação adequada durante a suplementação: “A creatina puxa água para dentro das células, então a ingestão hídrica precisa acompanhar”, orienta.
Como usar a creatina no dia a dia?
Segundo a nutricionista Paloma Cupini, o ideal é contar com a orientação de um profissional de saúde. Ainda assim, de forma geral, a creatina pode ser suplementada com uma dose entre 3 a 5 gramas por dia.
O horário de consumo não interfere na eficácia. Pode ser no pré ou pós-treino, misturada em água, shake ou com refeições. “O mais importante é manter o uso diário de forma consistente” , indica a especialista.



