Quem começa a malhar na academia buscando sair do sedentarismo, emagrecer ou alcançar resultados corporais mais satisfatórios, costuma sentir dores intensas nos dois primeiros dias, geralmente, após a primeira sessão “puxando ferro”. O incômodo leva muitas pessoas a usarem relaxantes musculares, até para conseguirem seguir normalmente com os exercícios. Contudo, essa prática pode atrapalhar o efeito da própria musculação.
“Os medicamentos utilizados para o tratamento da dor muscular, sejam eles anti-inflamatórios ou miorrelaxantes, podem causar resultados ruins na musculação. Com a dor, a tendência acaba sendo diminuir ou até mesmo parar de realizar o movimento que esteja causando o incômodo, ou usar algum desses medicamentos”, explica a reumatologista Regina Von Kirchenheim. “O problema dos remédios é que eles mascaram a dor, o que pode resultar em lesões graves que comprometam a função muscular”, completa.
Influência dos anti-inflamatórios no processo de hipertrofia muscular
Ao reduzir a dor e inflamação geradas pelo desgaste muscular dos exercícios, os anti-inflamatórios prejudicam a hipertrofia, que é o processo de crescimento dos músculos, o qual ocorre justamente por meio da inflamação. Para crescer, as fibras musculares precisam se recuperar sozinhas, naturalmente, com dor e inflamação mesmo. Por isso que tomar esses remédios significa retardar o crescimento dos músculos.
Mais especificamente, os anti-inflamatórios não esteroides atuam na inibição de enzimas ligadas ao processo de inflamação, tais como a cicloxigenase. Ela é responsável pela formação de uma substância chamada prostaglandina. Quando estas são bloqueadas, evita-se as dores e inflamação, mas também a hipertrofia muscular.
Como diminuir dores e lesões sem prejudicar o crescimento dos músculos?
Optar por não usar os anti-inflamatórios implica em aceitar a dor muscular, mas isso não significa que você não pode arrumar formas de amenizá-la. Fazer alongamento após o treino é uma boa pedida. O uso de suplementos antes do exercício também ajuda a evitar lesão muscular. “Existem suplementos que ajudam na melhora da performance muscular, mas sempre é adequado procurar um profissional capacitado que faça a prescrição do suplemento ideal para o seu objetivo”.
Foto: Shutterstock