AchèAchè
search
Título

Coçar a urticária pode piorar o quadro? Dermatologista explica!

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

Urticária é uma afecção alérgica causada pela liberação da histamina pelos mastócitos, células responsáveis pela dilatação e permeabilização dos vasos sanguíneos. “Ela é caracterizada pelo aparecimento de lesões que desaparecem espontaneamente após algum tempo e surgem em outros locais”, informa a dermatologista Vanessa Kodani.

Coceira da urticária pode ser intensa


As lesões são semelhantes às marcas causadas por
picadas de insetos: são vermelhas e, apesar de pequenas, bastante aparentes. Em quadros graves, surge a angioedema, que é o inchaço dos lábios, língua, pálpebras e garganta, atrapalhando a respiração. Já a coceira é um dos principais sintomas da urticária e, em alguns casos, pode ser muito intensa, a ponto de atrapalhar a rotina.
O ideal é que o paciente resista à vontade de coçar a pele, a fim de evitar uma complicação do quadro. “Coçar a lesão pode favorecer a liberação de histamina”, explica a especialista. A histamina é uma substância produzida pelo próprio corpo para combater alérgenos e que, neste processo, desencadeia a inflamação da pele, coriza e irritação dos olhos.

Alimentos e estresse podem provocar urticária


As causas para o surgimento da urticária variam desde a ingestão de certos alimentos, como frutos do mar, medicamentos e infecções a fatores emocionais e ambientais, como contato com o frio ou a luz solar. Os quadros podem ser agudos, nos casos em que o paciente melhora em até seis semanas, ou crônicas, se os sintomas persistirem após esse período.

De acordo com Vanessa, a principal medida para aliviar a coceira é o uso dos antialérgicos. No entanto, é preciso adotar outras medidas para tratar a urticária. “Em geral, inicia-se com um anti-histamínico na dose padrão e, de acordo com a resposta, podemos aumentar a dose ou associar a outras drogas. Casos graves podem necessitar do uso de outros grupos de medicamentos além dos antialérgicos comuns”, afirma a profissional.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Artigos
Por que diabéticos correm riscos maiores de perder a visão?

O diabetes é uma alteração metabólica de origem múltipla e se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina em exercer adequadamente suas funções, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. Mas você sabia que a doença pode afetar a visão do portador? “O diabetes compromete várias estruturas do olho”, afirma o […]

Converse com um dos nossos atendentes