As reações alérgicas leves de pele costumam gerar desconforto por causa dos sintomas que provocam. “Os principais sintomas são coceira local, vermelhidão e a formação de vesículas, que são pequenas bolhas, dependendo do grau da reação”, afirma a dermatologista Patrícia Lima. Para aliviá-los, é possível recorrer ao uso da água dermatológica.
Água dermatológica hidrata e pode ser usada durante reações alérgicas
A água dermatológica contém, em sua composição, elementos com poder de hidratação, efeito calmante, antioxidante e reepitelização da pele, podendo ser usada em qualquer idade. Suas finalidades, no entanto, não param por aí. “A água dermatológica ameniza irritações e coceira da pele, alivia desconforto após banho de sol e procedimentos estéticos e evita irritação local após se barbear e aliviar”, explica a dermatologista.
Quando a reação alérgica chega ao fim, algumas manchas podem permanecer na pele. O problema é chamado de hipercromia pós-inflamatória e deve ser acompanhado por um profissional. É importante também identificar a substância ou agente responsável pela alergia e evitar ao máximo o contato para prevenir novas reações.
Hidratantes ajudam a reduzir coceira de reações alérgicas
Patrícia acredita que o auxílio médico deve ser procurado assim que o paciente perceber o surgimento de sintomas, para avaliar a intensidade da reação e prescrever os cuidados necessários para tratá-la. Além do uso da água dermatológica, outras medidas podem ser utilizadas para tratar reações alérgicas leves na pele.
Alguns hidratantes e emolientes têm efeito calmante e podem ser usados como medida paliativa durante a reação alérgica leve. No entanto, dependendo do grau de desconforto do paciente, em alguns casos, torna-se necessário o uso de cremes ou pomadas à base de corticosteroides e antialérgicos orais para amenizar a coceira, que devem ser indicados por um especialista.
Dra. Patrícia Lima é dermatologista e atua na Clínica Bruno Vargas, em Belo Horizonte. CRM-MG: 57812
Foto: Shutterstock