search
    Título

    A água dermatológica pode aliviar o desconforto de reações alérgicas leves na pele?

    Uncategorized

    Por

    As reações alérgicas leves de pele costumam gerar desconforto por causa dos sintomas que provocam. “Os principais sintomas são coceira local, vermelhidão e a formação de vesículas, que são pequenas bolhas, dependendo do grau da reação”, afirma a dermatologista Patrícia Lima. Para aliviá-los, é possível recorrer ao uso da água dermatológica.

    Água dermatológica hidrata e pode ser usada durante reações alérgicas


    A água dermatológica contém, em sua composição, elementos com poder de hidratação, efeito calmante, antioxidante e reepitelização da pele, podendo ser usada em qualquer idade. Suas finalidades, no entanto, não param por aí. “A água dermatológica ameniza irritações e coceira da pele, alivia desconforto após banho de sol e procedimentos estéticos e evita irritação local após se barbear e aliviar”, explica a dermatologista.

    Quando a reação alérgica chega ao fim, algumas manchas podem permanecer na pele. O problema é chamado de hipercromia pós-inflamatória e deve ser acompanhado por um profissional. É importante também identificar a substância ou agente responsável pela alergia e evitar ao máximo o contato para prevenir novas reações.

    Hidratantes ajudam a reduzir coceira de reações alérgicas


    Patrícia acredita que o auxílio médico deve ser procurado assim que o paciente perceber o surgimento de sintomas, para avaliar a intensidade da reação e prescrever os cuidados necessários para tratá-la. Além do uso da água dermatológica, outras medidas podem ser utilizadas para tratar reações alérgicas leves na pele.

    Alguns hidratantes e emolientes têm efeito calmante e podem ser usados como medida paliativa durante a reação alérgica leve. No entanto, dependendo do grau de desconforto do paciente, em alguns casos, torna-se necessário o uso de cremes ou pomadas à base de corticosteroides e antialérgicos orais para amenizar a coceira, que devem ser indicados por um especialista.

    Dra. Patrícia Lima é dermatologista e atua na Clínica Bruno Vargas, em Belo Horizonte. CRM-MG: 57812

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes