search
Título

Carboidratos: quais são os mais indicados para quem tem diabetes?

Diabetes

Por Central Saudável Saber

19 de julho de 2018

Os carboidratos são uma importante fonte de energia para o corpo e ainda permitem a metabolização da gordura. São representados pelos açúcares, amidos e fibras encontrados em frutas, grãos, vegetais e laticínios. Seu consumo exagerado pode aumentar os níveis de glicose no sangue, aumentando os riscos de complicações do diabetes. No entanto, existem tipos de carboidratos que são mais indicados para quem tem a doença.

Carboidratos simples devem ser consumidos com moderação

“Os carboidratos podem ser classificados como simples ou complexos. A diferença entre eles está na velocidade com que o açúcar é digerido e absorvido. De forma geral, os carboidratos simples são digeridos e absorvidos de forma mais rápida e fácil do que os complexos. Portanto devemos dar preferência aos carboidratos complexos“, afirma a endocrinologista Daniele Zaninelli.  
De acordo com a especialista, é muito importante controlar o consumo dos carboidratos simples, geralmente encontrados em refrigerantes, alimentos altamente processados (aqueles dos pacotinhos, como barrinhas, bolachas, salgadinhos e balas), arroz branco, pão branco e outros alimentos produzidos a partir da farinha branca.  

Carboidratos complexos são encontrados no feijão e nas leguminosas

“Devemos dar preferência aos carboidratos complexos que, além de sofrerem uma absorção mais lenta, ainda são mais ricos em outros nutrientes importantes para a manutenção de uma boa saúde”, destaca a profissional. Este tipo de carboidrato está presente em frutas, grãos integrais, vegetais, feijões e leguminosas.
Segundo as diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), as recomendações de consumo de carboidratos para os portadores de diabetes são semelhantes às definidas para a população geral. “Numa dieta de 1800 quilocalorias por dia, o consumo de carboidratos poderia ficar entre 200 e 300 gramas. Entretanto, portadores de diabetes podem ter benefícios limitando a ingesta de carboidratos a não mais que 200 gramas de carboidratos por dia, lembrando que essa meta pode ser individualizada de acordo com a recomendação do especialista”, informa Daniele.
Dra. Daniele Zaninelli é endocrinologista formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e atua em Curitiba. CRM-PR: 16876
Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
alimentação
diabetes
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes