AchèAchè
    search
    Título

    Candidíase: quais são os principais sintomas dessa infecção?

    Uncategorized

    Por

    A candidíase é uma infecção de pele causada por um fungo específico, o Candida albicans. Ela pode acometer diversos locais do corpo, porém o mais comum é a região genital, especialmente nas mulheres. A infecção apresenta diversos sintomas e exige tratamento adequado junto a um médico especialista. 

    “Os principais sintomas da candidíase são: prurido e ardência vaginal, queimação ao urinar, dor durante as relações sexuais (penetração) e presença de corrimento esbranquiçado e grumoso, sem odor”, informa a ginecologista Fernanda Torras. Nos homens, observa-se sintomas semelhantes, com marcas incômodas no pênis que geram dor também durante a penetração. Quando se manifesta na boca, a candidíase provoca aftas, ardência, dor ao engolir e placas brancas na língua. 

    Fatores de risco e causas da candidíase


    Os principais fatores de risco para o desenvolvimento desta infecção fúngica são: ficar muito tempo com roupa íntima apertada e de material sintético e com roupa de banho molhada; gravidez; obesidade; diabetes; ter relação sexual sem preservativo etc. Nas mulheres os riscos são maiores pois o fungo que provoca a candidíase habita a flora vaginal. 

    “Entre as causas da candidíase, podem ser citadas: alteração do pH vaginal para acidez por ingestão de alimentos ácidos; alimentação rica em carboidratos e açúcar; estresse (alteração de imunidade celular para o fungo); hiperglicemia (diabéticas e pacientes com intolerância à glicose); pacientes oncológicas e portadoras de doenças que evoluem para queda de imunidade celular”, destaca a médica.

    Saiba como é feito o tratamento da infecção


    O tratamento indicado para combater a infecção do
    Candida albicans se baseia no uso de medicamentos antifúngicos. O paciente pode optar tanto pela versão tópica – cremes para serem aplicados no local acometido – quanto pela via oral (comprimidos), mas normalmente um dos tipos será mais recomendado que o outro, dependendo da especificidade de cada quadro.   

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes