AchèAchè
    search
    Título

    Câncer de testículo: Conheça os principais sinais e sintomas dessa doença

    Saúde do Homem

    Por

    O câncer de testículo, segundo dados fornecidos pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), corresponde a 5% do total de casos de câncer nos homens, mas infelizmente, o tumor testicular ainda não é tão discutido como outros tipos, como o câncer de próstata. Por isso, neste Abril Lilás, mês da conscientização sobre a doença, convidamos o urologista Conrado Alvarenga para contar mais sobre os sintomas de câncer de testículo e seus principais sinais. Confira!

    Câncer de testículo: sintomas e primeiros sinais da doença

     

    De acordo com Dr. Alvarenga, os primeiros sinais de câncer de testículo podem ser notados a partir de um autoexame, ou seja, um exame feito pelo próprio homem. “Geralmente, o primeiro sintoma é um nódulo que se apalpa no escroto ou na bolsa testicular – um carocinho duro diferente -, que algumas vezes pode vir com dor junto, porém leve”, explica o urologista. Segundo o INCA, esse caroço costuma ter o tamanho de uma ervilha. 

    Outros sintomas e sinais também podem surgir nos casos de câncer de testículo. É o caso, por exemplo, de alterações no tamanho do testículo (que pode ficar maior ou menor),  endurecimento dessa glândula e aparecimento de sangue na urina. Porém, os sinais não ficam restritos a essa parte do corpo: há homens que se queixam de dores na parte baixa do abdômen e de mudanças nos mamilos, como maior sensibilidade e aumento de tamanho. 

    Como detectar o câncer de testículo? Saiba mais sobre o diagnóstico

     

    O especialista afirma que, muitas vezes, a detecção começa com uma investigação pessoal do próprio paciente. “Com o auxílio da internet, hoje, muitos homens vão pesquisar sobre isso e já encontram rapidamente a possibilidade de ser um câncer testicular. Até 1% dos homens entre 20 e 40 anos de idade poderão ter”, diz Dr. Conrado. Ao perceber alguns dos sinais típicos do câncer de testículo, o homem deve procurar o atendimento médico para que o quadro seja analisado de forma mais apurada e o diagnóstico confirmado. 

    Para confirmar o diagnóstico de câncer de testículo, além das queixas pessoais do paciente, o urologista pode se valer de exames laboratoriais ou até mesmo radiológicos para confirmar a presença do tumor. Além disso, o rastreamento constante a partir de exames frequentes podem detectar de forma precoce o câncer no testículo.

     

    Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA): https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-testiculo

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes