O câncer de próstata é um dos principais problemas referentes à saúde masculina. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), ele é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atingindo cerca de 29,2% das pessoas do sexo masculino que sofrem com algum tumor cancerígeno, atrás apenas do câncer de pele.
Apesar de séria, a doença tem tratamento e quanto mais precoce for feito o diagnóstico, melhores serão as chances de cura. O urologista Bruno Cezarino conversou com a equipe do Cuidados Pela Vida e esclareceu as principais dúvidas sobre os sintomas de câncer de próstata, como é feito o diagnóstico e os possíveis tratamentos. Confira!
O que é e quais são os sintomas de câncer de próstata?
De acordo com Dr. Cezarino, os sintomas podem ou não aparecer: “A próstata é um órgão que faz parte do sistema reprodutor masculino com função específica de composição do sêmen. O câncer de próstata surge nessa glândula e, em grande parte das vezes, é assintomático, especialmente em seu início”.
Quando sintomático, o câncer de próstata pode apresentar alterações principalmente no sistema excretor. Sinais como dificuldade de urinar ou vontade de urinar várias vezes ao dia são comuns neste quadro. Se já avançada, a doença também causa dor óssea, incômodos urinários, infecção generalizada e insuficiência renal.
Diagnóstico e tratamentos para câncer de próstata
Para chegar ao diagnóstico da doença, é necessário consultar um médico aos primeiros sinais. “O câncer de próstata pode ser diagnosticado precocemente com alta chance de cura total quando o rastreamento, ou seja, exames de rotina, são feitos para detecção desse tumor em fase inicial”, explica Dr. Cezarino. A detecção precoce é de vital importância para garantir o bem-estar do paciente. “Quando diagnosticado tardiamente, o câncer de próstata causa metástases que prejudicam o funcionamento dos órgãos e, eventualmente, causa a morte”, afirma o médico.
Outro ponto importante para destacar é o exame de próstata, que enfrenta muito preconceito e ainda é evitado pelo público masculino. “A partir dos 50 anos, o homem deve procurar o urologista anualmente para realização de exame de PSA de sangue e realização de toque prostático. Este exame dura menos de 3 segundos e quase não existe desconforto”, esclarece o urologista.
O tipo de tratamento varia conforme o caso, como esclarece Dr. Cezarino: “O câncer de próstata, quando diagnosticado na fase inicial, pode ter tratamento cirúrgico de remoção completa da próstata ou, em casos selecionados, radioterapia. Casos mais avançados são tratados com hormônios e/ou quimioterapia”.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA): https://www.inca.gov.br/numeros-de-cancer