As varizes são veias dilatadas, tortas e deformadas e que surgem principalmente nas pernas. A prática regular de exercícios físicos é uma das principais formas de tratar o problema. Segundo o angiologista Ricardo Nobili, ter uma vida ativa ajuda a enrijecer os músculos e, assim, melhorar a circulação, além de diminuir as sensações de dor, peso e cansaço provocadas pela doença.
Caminhadas na areia não curam varizes
Durante o verão, muita gente pratica caminhadas na areia como forma de se exercitar. É uma boa ideia que traz benefícios tanto para a mente quanto para o corpo. No entanto, não deve ser a única medida adotada por quem sofre com varizes. Os pacientes devem procurar tratamento médico, já que caminhar na areia não é capaz de curar a doença. 
“Caminhar, principalmente na areia, melhora muito a circulação e, de certa forma, previne o aparecimento de varizes, mas as que já existem não vão desaparecer”, explica o profissional. De acordo com o especialista, a panturrilha e a curvatura do pé espremem o sangue para cima, forçando-o a circular. 
Exercícios ajudam a melhorar a circulação do sangue
Existem ainda outros exercícios físicos que beneficiam a circulação sanguínea: “Quase todos os exercícios ajudam, mas principalmente os aquáticos. A natação, por exemplo, é excelente porque é feita deitada e trabalha a musculatura.” Nobili recomenda, por outro lado, evitar esportes de impacto, como vôlei, basquete e corridas, que devem ser praticados com calçados apropriados para evitar impactos no sistema circulatório. 
Além da prática de atividades físicas, o tratamento das varizes envolve ainda outras medidas. Não fumar, se manter no peso ideal, ter uma alimentação com poucas gorduras e evitar permanecer longos períodos parado em pé ou sentado são atitudes primordiais. Para as mulheres, o angiologista recomenda não utilizar pílulas anticoncepcionais, se for possível. E para quem trabalha numa mesma posição, o médico aconselha usar meias elásticas compressivas.
Foto: Shutterstock



