AchèAchè
    search
    Título

    As dores causadas pela artrose podem ter fim ou são apenas controladas?

    Doenças dos Ossos

    Por

    Dor nas articulações é o principal sintoma da artrose. A doença também pode ser chamada de osteoartrose e osteoartrite e é caracterizada por um processo degenerativo da cartilagem que protege as articulações. Esse desgaste ocorre ao longo da vida e se acumula, podendo gerar instabilidade nas articulações e inflamação, que resulta no surgimento da dor.

    Como controlar a dor causada pela artrose?


    De acordo com o ortopedista Mateus Saito, ambos os mecanismos podem ser controlados com medicamentos e, principalmente, exercícios físicos e mudanças de hábitos do dia a dia, dependendo do grau de desgaste das articulações. “Os casos que não respondem adequadamente a essas medidas podem ser tratados com cirurgias, como artroplastias e artrodeses”, afirma o médico.

    A dor sentida pelos pacientes com artrose pode piorar em alguns momentos do dia. Segundo o especialista, a rigidez dos dedos é maior na hora de acordar, mas no final do dia, a musculatura do corpo já está cansada e também é possível sentir mais dor. Outra situação que faz a dor piorar é a realização de uma atividade física de maneira incorreta, sobrecarregando as articulações.

    Cada movimento provoca dor em uma região do corpo


    Entretanto, Saito explica que cada articulação costuma reagir de uma forma à movimentação do corpo: “A artrose da articulação entre o fêmur e a patela, por exemplo, dói geralmente na hora de descer a escada, já a do polegar, quando usamos objetos finos, como instrumentos de manicure”.

    O profissional diz que é preciso treinar a musculatura para, assim, criar uma proteção para as articulações durante as atividades do dia a dia. Outras medidas que podem auxiliar na redução da dor são repouso, medicamentos que podem desacelerar o processo de desgaste, como a glicosamina associada à condroitina, e implantação de órteses. Casos mais graves podem necessitar de outras formas de tratamento, como cirurgias e infiltrações.  

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes