AchèAchè
search
Título

Alzheimer e Natal: como fazer uma reunião em família prazerosa para um paciente?

Alzheimer
Sintomas

Por Dr. Danilo Yábar Bambarén

19 de outubro de 2023

Para muitas pessoas, o Natal e o Réveillon são momentos especiais, em que é possível reencontrar a família, celebrar os dias que passaram e fazer planos para o ano seguinte. No entanto, quem tem familiares com a doença de Alzheimer deve tomar alguns cuidados, já que as comemorações de fim de ano podem provocar transtornos ao idoso.

Procure manter o Natal mais próximo ao dia a dia do paciente


De acordo com o geriatra Danilo Yábar, o
paciente com Alzheimer se beneficia da rotina estável, e o Natal, apesar de estar presente na cultura ocidental há milhares de anos, acaba provocando alterações no dia a dia. “Mudanças de ambiente ou a presença de pessoas desconhecidas podem causar desconforto ao paciente, levando a quadros de agitação”, alerta o especialista.

O ideal para quem tem a doença de Alzheimer é que as festas de fim de ano sejam comemoradas sem muitas mudanças. “Os familiares devem tentar manter esse dia mais próximo da rotina do paciente”, recomenda o profissional. Preparar a ceia natalina em casa, em um ambiente confortável e dedicado a poucas pessoas é a melhor opção.

Portador de Alzheimer deve participar das comemorações de Natal


O idoso
não deve ser excluído da celebração. Uma das etapas do tratamento é manter a mente do paciente com Alzheimer ocupada, o que pode ser feito, por exemplo, no planejamento das comidas e bebidas da festa, ajudando a prolongar sua saúde e a retardar o avanço da doença. Nos estágios iniciais, conversar com um familiar individualmente é uma forma de exercitar a memória, mas sem pressionar o idoso ou apontar erros.

Boa parte das famílias costuma realizar a ceia de Natal em horários mais próximos da madrugada. No entanto, é importante considerar fazê-la mais cedo para que o idoso tenha tempo de digerir a refeição antes de dormir e, assim, garantir uma boa noite de sono. É necessário também moderar a quantidade e o tipo de comidas e bebidas servidas ao portador de Alzheimer, que precisam ser mais saudáveis e não devem conter álcool.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
alzheimer
natal
réveillon
saúde mental
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Um paciente com doença de Alzheimer não consegue recuperar a memória?

O tratamento da doença de Alzheimer que existe hoje não é capaz de reverter os danos já feitos, ou seja, não consegue recuperar a memória perdida. Contudo, ele possibilita que o processo degenerativo da memória seja retardado ou até mesmo estabilizado, o que permite que o paciente consiga, a partir daí, evoluir com melhor qualidade […]

Artigos
Doença de Alzheimer: Como funciona o armazenamento de memórias do cérebro?

A doença de Alzheimer compromete as regiões cerebrais responsáveis pelo armazenamento da memória e, por isso, o esquecimento é seu sintoma mais marcante. No cérebro, há mais de uma área para armazenar tipos específicos de memória e todas podem eventualmente ser degradadas com o avanço da doença. Portanto, começar o tratamento no início do quadro é fundamental. Comprometimento da […]

Artigos
Alzheimer em estágio avançado: como fica a saúde do paciente e do cuidador?

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa e progressiva que atinge com mais frequência os idosos acima de 65 anos, sendo marcada, principalmente, pela perda de memória recente. Atualmente há diversos tratamentos disponíveis, porém nesta fase avançada da doença, o paciente está com suas capacidades mais comprometidas  e sua qualidade de vida tende a diminuir. Com […]

Converse com um dos nossos atendentes