AchèAchè
    search
    Título

    Água fria ou quente? Qual é a temperatura adequada em caso de gripe e febre?

    Cuidados e Bem-estar
    Gripe e resfriado

    Por Dr. Caio Matsubara

    27 de fevereiro de 2019

    De modo geral, tomar banho é sempre recomendado em casos de febre, seja ela associada à gripe ou não. Porém, é preciso escolher a temperatura da água mais adequada para o bem-estar do paciente. Como a febre eleva significativamente a temperatura corporal, o banho de água quente ajuda a manter o indivíduo com o corpo quente, o que não é bom. Por isso, os pacientes devem preferir tomar banho com água morna ou fria.  

    “O médico costuma pedir ao paciente que adote medidas como tomar banho e utilizar toalhas ou compressas geladas para auxiliar na redução da febre. Além disso, também indica o uso de medicamentos que tenham a mesma finalidade”, afirma o clínico geral Caio Matsubara. “Deve-se evitar tomar banho com água quente para não aumentar ainda mais a temperatura corporal e ter risco de agravar os prejuízos da febre no corpo”, completa o médico.

     

    Banho de água fria deve ser tomado apenas quando a febre for alta

     

    Contudo, o banho de água morna ou fria não deve ser tomado quando a febre ainda está baixa. Quando a água fria entra em contato com o corpo, ela “rouba” calor do mesmo. Se um indivíduo com febre baixa usa logo essa medida, isso pode acabar “mascarando” uma febre maior que estaria por vir e impedindo seu tratamento precoce.

    Quando a temperatura do corpo sobe, ultrapassando 37,8 graus, o recomendado é tomar um antitérmico. Já caso o remédio não faça efeito e a temperatura continua aumentando, ultrapassando os 38 graus e chegando a 38,5, o melhor a fazer é tomar um banho de água fria, para impedir que a febre fique muito alta e cause um mal-estar significativo ao paciente.

     

    Crianças pequenas precisam mais do banho frio

     

    O banho de água fria se torna mais frequente nos casos das crianças, especialmente as pequenas, já que costumam ter febre alta com mais facilidade. Isso tem a ver com o fato do sistema imunológico delas ser imaturo e pouco desenvolvido. Também por isso, quadros infecciosos que cursam com febre se tornam mais perigosos em crianças, exigindo uma atenção maior.  

    Newsletter
    Tags
    febre
    gripe
    temperatura da água
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes