search
Título

Acordar com muita vontade de urinar é normal?

Infecção urinária

Por Dra. Cynthia de Moura Borges

24 de julho de 2017

Acordar com muita vontade de urinar tendo dormido entre seis e oito horas continuamente é considerado normal, desde que não venham acompanhados outros sintomas urinários. A relação entre vontade de urinar e sono que realmente apresenta riscos é aquela em que se levanta várias vezes durante a noite para ir ao banheiro.

Muita vontade de urinar ao acordar tem a ver com a circulação sanguínea

“No meio médico chama-se esta situação de despertar uma ou mais vezes durante a noite para ir ao banheiro de noctúria. Mesmo que ocorra esporadicamente não deve ser considerado algo normal e a avaliação do especialista se faz necessária”, diz a nefrologista Cynthia Borges.
Dra. Cynthia explica que a condição considerada normal, ou seja, a grande vontade de urinar ao acordar, resulta do melhor retorno de sangue dos membros inferiores para o restante do corpo durante os períodos de repouso. “Isso faz com que aumente o fluxo de sangue nos rins, gerando uma quantidade maior de urina”.

Fatores que provocam a ida constante ao banheiro durante a noite

De acordo com a médica, a noctúria pode estar associada a uma série de fatores, tais como a quantidade de líquido ingerida durante o dia ou ao deitar; uso de medicamentos que aumentam o volume de urina (diuréticos); e doenças crônicas mal controladas, como diabetes, hipertensão arterial e insuficiência cardíaca.
“Além disso, pode-se citar história de edema periférico e outros sintomas urinários baixos, tais como, ardência ou urgência ao urinar; urina em pequenos volumes e várias vezes ao dia; sensação de esvaziamento incompleto da bexiga; jato urinário fraco; incontinência urinária; hiperplasia prostática benigna; apneia do sono; e infecção do trato urinário”.  

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
infecção urinária
insônia
sono
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes