AchèAchè
    search
    Título

    A vida sedentária pode prejudicar o quadro de quem tem asma?

    Uncategorized

    Por

    A asma é uma doença respiratória caracterizada principalmente pelas crises de falta de ar causadas pela obstrução das vias aéreas, que dificulta a chegada do ar nos pulmões. Existem vários fatores responsáveis por piorar esse quadro, mas um dos mais importantes é levar uma vida sedentária. Veja como a falta de exercícios físicos piora a saúde de quem tem asma.

    Sedentarismo pode aumentar número de crises da doença


    “O paciente que tem asma e é sedentário tem um risco aumentado de obesidade e esta doença, sabidamente, aumenta as chances de crises de asma e piora muito o
    controle dos sintomas“, afirma o pneumologista José Roberto Megda Filho. Além da falta de ar, os pacientes também podem se queixar de dores e chiado no peito. 

    Além disso, segundo o especialista, o paciente asmático e sedentário tem um limiar mais curto para a falta de ar. Isso significa que ele sente muito mais falta de ar porque tem um condicionamento físico inferior em comparação a um paciente que tem asma, mas que pratica exercícios. 

    Natação e dança ajudam a diminuir sintomas de quem tem asma


    Depois do diagnóstico de asma, o paciente deve buscar manter um estilo de vida mais saudável, começando pelos exercícios físicos. “Qualquer atividade física aeróbica vai ser boa para o asmático. Há um mito de que só
    a natação faz bem. A natação faz bem, sim, assim como a esteira, bicicleta, dança, treino funcional. Toda atividade que queima energia faz bem para a asma”, indica Dr. Megda Filho.

    Por outro lado, é preciso evitar fazer exercícios muito intensos, capazes de desencadear crises da doença. De acordo com o especialista, este quadro recebe o nome de asma induzida por exercício. A recomendação é usar medicações de alívio, como a bombinha de asma com broncodilatadores, antes dessa atividade e se mesmo assim os sintomas persistirem, procurar um esporte menos intenso.


     Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes