search
Título

A puberdade precoce é mais comum entre as meninas?

Distúrbios do Crescimento
Sintomas

19 de outubro de 2023

A puberdade precoce, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), é uma condição caracterizada pelo início das transformações corporais e pela maturação sexual antes do tempo considerado normal. O problema afeta as meninas de forma mais frequente, surgindo antes dos 8 anos. Já nos meninos, começa antes dos 9 anos. 

Puberdade precoce ocorre até 23 vezes a mais em meninas

 

“O quadro é mais frequentemente observado no sexo feminino, ocorrendo de 3 a 23 vezes a mais. Há dois tipos de puberdade precoce: a puberdade precoce central (PPC) e a periférica (PPP). A PPC é a forma é mais frequente em meninas, tendo causa desconhecida em 95% delas, enquanto menos de 50% dos meninos têm causas indeterminadas”, explica a endocrinologista pediátrica Débora Lago.
“A puberdade precoce central é causada pela ativação prematura do eixo hipotálamo-hipofisário-gônadas, iniciando a produção hormonal central precocemente. Já na PPP, ocorre aumento da secreção de estrógeno nas meninas e testosterona nos meninos, sem que haja estímulo do eixo gonadotrófico”, cita a especialista.

Bisfenol A pode causar puberdade precoce

 

A puberdade precoce pode estar associada ainda a outros fatores, como a exposição a hormônios ou a compostos químicos, como o bisfenol A. Trata-se de uma substância que está frequentemente presente em produtos feito de plástico e que, ao entrar em contato com o organismo das crianças, pode apresentar um alto risco de alteração do sistema endócrino-hormonal. Por esse motivo, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) proibiu a importação e a fabricação de mamadeiras com essa substância na composição. 
Por outro lado, como já explicado pela Dra. Débora, muitos casos podem não apresentar causas definidas. Por isso, o acompanhamento pediátrico desde os primeiros anos de vida é fundamental para diagnosticar o problema o quanto antes, o que permite que o tratamento seja iniciado rapidamente, facilitando o controle das manifestações clínicas.

Como é feito o tratamento da puberdade precoce?


Segundo a médica,
o tratamento pode variar de acordo com a causa e com as manifestações, mas não muda com o sexo. “Na PPC, o tratamento envolve o uso de análogos do hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH) que suprimem a maturação sexual e esquelética e reduzem a taxa de crescimento”, informa a especialista.
Já na puberdade precoce periférica, o tratamento é dirigido para o tumor ou anormalidade subjacente em vez dos sinais da condição. Caso a causa primária esteja controlada, a progressão dos sinais de desenvolvimento sexual é interrompida e pode até mesmo regredir.

Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP): https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/desenvolvimento/puberdade-precoce/
Dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA): http://portal.anvisa.gov.br/alimentos/embalagens/bisfenol-a
Foto: Getty Images

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
A puberdade precoce sem tratamento pode gerar problemas no futuro?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, puberdade precoce é o quadro no qual crianças manifestam antes do normal características típicas dessa fase de transição entre infância e adolescência. Esse problema provoca sintomas que podem se perpetuar no resto da vida do indivíduo, por isso o tratamento adequado deve ser adotado o quanto antes.  […]

Artigos
A puberdade precoce pode ser confundida com outro problema de sintomas semelhantes?

Em casos de puberdade precoce, os pacientes, que são meninos e meninas entre 8 e 10 anos de idade, apresentam como sintomas características sexuais, as quais normalmente só apareceriam anos mais tarde. Esse tipo de manifestação pode ocorrer também em outros distúrbios ligados ao crescimento, então para que não haja confusão, é necessário buscar um […]

Artigos
Puberdade precoce: a falta de tratamento pode gerar consequências?

A puberdade precoce é definida pelo aparecimento das mamas ou pêlos pubianos antes dos 8 anos em meninas e dos pêlos pubianos ou aumento do volume testicular/comprimento do pênis antes dos 9 anos nos meninos. Outro sintoma característico do quadro é a baixa estatura. Para combater o problema, as crianças precisam se submeter ao tratamento […]

Converse com um dos nossos atendentes