A pele sensível é um tipo de pele que não tem uma barreira protetora tão eficiente e cujas terminações nervosas são dotadas de uma sensibilidade maior que o normal. Como consequência, essa pele desenvolve reações e alergias com muita facilidade ao entrar em contato com alguns fatores. A radiação solar e a poluição atmosférica estão entre esses fatores? Confira!
Contato com o sol pode causar ardência na pele sensível
“A pele sensível sofre mais do que as outras com a ação do sol e da poluição. Isto porque costuma ser uma pele mais reativa a estímulos externos, provocando sensação de ardência, vermelhidão, inchaço e até vesículas”, afirma a dermatologista Gabriella Albuquerque. Coceira e formigamento também são sintomas frequentes.
Outros exemplos de fatores que podem desencadear reações indesejadas na pele sensível são o vento, as mudanças de temperatura, o contato com alguns produtos químicos e cosméticos, estresse e ansiedade, procedimentos estéticos, como a depilação, além do consumo de álcool e de alguns tipos de comidas, como alimentos apimentados.
Como evitar reações na pele sensível?
Uma das melhores formas de prevenir o aparecimento de sintomas desagradáveis na pele sensível é conhecer os fatores que desencadeiam as reações na sua pele e evitá-los. É importante, por exemplo, não se expor aos raios solares por muito tempo e sempre utilizar um protetor solar ao sair de casa e reaplicá-lo a cada duas horas.
É fundamental também adotar alguns cuidados com os tipos de produtos aplicados na pele. “Manter o uso regular de um hidratante indicado para o seu tipo de pele, já que diferentemente dos outros tipos de pele, a necessidade de equilibrar o pH cutâneo e de preservar a microbiota são essenciais” é a dica da Dra. Gabriella. O mesmo vale para o filtro solar, que deve ser específico para a pele sensível.
Foto: Shutterstock