AchèAchè
search
Título

A infecção do coronavírus pode dificultar o tratamento da asma?

Asma e Bronquite
Sintomas

19 de outubro de 2023

A infecção do novo coronavírus traz mais preocupação para os indivíduos que sofrem de alergias respiratórias, como asma e bronquite. Como estes já são mais propensos a ter crises de falta de ar, ter um vírus que compromete a função pulmonar só piora o quadro, mesmo que o paciente esteja com os sintomas controlados com a manutenção do tratamento correto.

Novo coronavírus em quadros de alergias respiratórios


“O grande
problema do novo coronavírus com relação ao paciente asmático é que ele ataca o pulmão, afetando, principalmente, o interstício pulmonar, além de provocar um processo inflamatório importante. Então, tendo o processo inflamatório da asma associado à inflamação do vírus, a situação se torna, de fato,.mais grave”, explica o pneumologista e geriatra José Eduardo Martinelli. 

O especialista ressalta o fato do paciente asmático ser portador de um processo inflamatório alérgico, o que significa que o alérgeno em questão desencadeia uma inflamação no aparelho brônquico. “Esse processo inflamatório determina a hiperreatividade brônquica, o que leva ao broncoespasmo, aumento de secreção, etc”, informa o médico.

Cuidados para evitar a COVID-19 e complicações da asma


Para evitar complicações da COVID-19, os pacientes com alergias respiratórias devem
reforçar os cuidados indicados pelas principais instituições de saúde (uso de máscara sempre que sair de casa, lavar as mãos com água e sabão e/ou álcool gel constantemente, evitar passar as mãos no rosto quando não estiverem limpas, respeitar o isolamento social o máximo possível, etc.) e seguir com o tratamento correto da asma ou DPOC.

O tratamento da asma tem como base o uso de medicamento específico para controle dos sintomas e das crises, mas também se beneficia de outras medidas, como prática regular de atividade física aeróbica de baixa intensidade (natação é um bom exemplo), não fumar e manter, de modo geral, hábitos saudáveis de vida. O uso de remédios de efeito imediato, aqueles usados na bombinha de asma, também é importante.  

 

Foto: Getty images

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Confira 5 práticas que podem ajudar quem tem asma a viver melhor

A asma é uma doença respiratória que se caracteriza pela inflamação dos brônquios, canais que levam o ar até os pulmões, e que causa tosse, dificuldade para respirar, chiado e aperto no peito. Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), aproximadamente 20 milhões de brasileiros enfrentam diariamente os problemas provocados pela doença, mas […]

Artigos
Quais são os melhores exercícios físicos para quem tem DPOC?

A caspa é um problema capilar muito comum que se caracteriza pela descamação do couro cabeludo. Também chamada de dermatite seborreica, pode causar desconforto e constrangimento se não for tratada. Por isso, é importante cuidar bem dos fios e do couro cabeludo para evitar o surgimento do problema. A dermatologista Juliana Fonte deu várias dicas […]

Artigos
Paciente consegue controlar intensa falta de ar com medicação

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é um problema respiratório relativamente comum: cerca de 7 milhões de brasileiros convivem com a doença, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Os tratamentos para melhorar a qualidade de vida do paciente podem incluir medicações e até mesmo a fisioterapia respiratória. O pneumologista José […]

Converse com um dos nossos atendentes