AchèAchè
    search
    Título

    A contaminação pelo vírus do herpes acontece pela pele de qualquer área do corpo?

    Herpes
    Sintomas

    Por Dra. Giselle Sanches

    16 de dezembro de 2019

    Coceira, ardor e formigamento, seguidos pela formação de pequenas vesículas, bolhas e lesões nos lábios e nas áreas genitais. É dessa forma que a infecção causada pelo vírus do herpes simples se manifesta no corpo. Sabe-se que a transmissão acontece pelo contato direto com as feridas na pele. Mas, será que a contaminação pode ocorrer pelo contato da pele com qualquer área do corpo?

    Contaminação pelo vírus do herpes pode ocorrer por qualquer parte da pele


    A dermatologista Giselle Sanches afirma que sim: “O vírus do herpes pode entrar por qualquer ponto da pele em que a barreira cutânea esteja interrompida, não necessariamente com machucados. Pode ser uma escoriação leve e imperceptível ou um ponto de irritação da pele. Qualquer parte do corpo pode ser atingida, desde a pele do rosto até partes como os lábios, as mãos, os pés e a região genital.”

    Enquanto as lesões de herpes na pele estiverem presentes na pele na forma de vesículas com conteúdo líquido, elas são infectantes. Um simples toque com a área pode transmitir o vírus para outras partes do corpo, inclusive para o corpo de parceiros, caso haja o contato com as vesículas ou com a mucosa do portador.

    Métodos caseiros não tratam e podem agravar o quadro


    Durante os períodos de crise, medicamentos antivirais colaboram para impedir a evolução da doença e para frear os sintomas. Muitas pessoas acreditam que
    métodos caseiros podem ajudar, mas Dra. Giselle alerta para os perigos dessas práticas. “Esses métodos são mitos, não funcionam e podem, na maioria das vezes, piorar o quadro, aumentando o índice de reaparecimento da lesão”, explica.

    Entre os portadores do vírus é comum que os sintomas não se manifestem até que ele saia do estado de latência, muitas vezes, estimulado por fatores como a queda de imunidade. Em indivíduos com imunidade normal, as infecções geralmente duram entre 7 e 14 dias e a doença costuma desaparecer assim que a imunidade é restabelecida. No entanto, vale lembrar que assim que os sintomas forem notados, é fundamental procurar um médico, que irá indicar a melhor forma de tratamento para cada caso.

    Foto: Shutterstock

    Tags
    herpes
    herpes genital
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes