Varizes: atividade física regular pode ajudar a impedir a progressão da doença?


  • +A
  • -A

As varizes são veias que se dilataram e se tornaram deformadas e aparentes. Além de incomodar muitos pacientes por causa do aspecto estético, o problema também causa dores, ardência, inchaço e coceira, principalmente nos membros inferiores, a área do corpo mais frequentemente afetada.

Exercícios na água ajudam a prevenir as varizes

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% da população mundial sofre com a doença. Para evitar o surgimento e impedir a piora das varizes, é importante adotar algumas medidas, como a prática regular de atividades físicas. “Os melhores exercícios físicos para as varizes são os aquáticos, principalmente a natação, que é feita deitada”, afirma o angiologista Ricardo Nobili.

Entretanto, não são todos os exercícios que proporcionam benefícios aos pacientes com varizes. “As atividades de grande impacto, como vôlei e basquete, necessitam de calçados especiais, caso contrário, podem trazer prejuízos. A musculação também deve ser moderada”, explica o especialista. A corrida pode ser substituída pela caminhada, que causa menos impacto nas pernas. Vale lembrar que as atividades físicas devem ser acompanhadas de outras formas de prevenção e tratamento, porque podem não resolver totalmente o quadro.

A prevenção contra as varizes envolve uma série de hábitos saudáveis

 

Levar uma vida repleta de hábitos saudáveis ajuda na prevenção da doença. Reduzir o consumo de sal e aumentar o de fibras é importante e ainda auxilia a manter o peso em níveis saudáveis, uma atitude primordial para evitar as varizes. Durante o trabalho, procure se movimentar e não ficar parado numa mesma posição por muito tempo. Eleve as pernas, alongue o corpo e use sapatos confortáveis.

Dr. Ricardo Luiz Guimarães Nobili é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e atende em Duque de Caxias (RJ). CRM-RJ: 31788-7

Foto: Shutterstock

TAGS
atividade-fisica
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Varizes: atividade física regular pode ajudar a impedir a progressão da doença?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.