Quais são os tipos de surto da esquizofrenia?


  • +A
  • -A

A esquizofrenia é um transtorno psiquiátrico crônico caracterizado por uma desconexão do paciente com a realidade. A doença deve ser acompanhada e tratada rapidamente porque pode provocar crises psicóticas. “Os surtos mais comuns dos pacientes com esquizofrenia são caracterizados por agitação psicomotora, comportamento desorganizado e alterações de sensopercepção, como alucinações e delírios”, afirma a psiquiatra Cristiane Lopes.

 

Familiares e amigos devem chamar ajuda médica durante surto

 


Durante um surto psicótico, o auxílio de familiares, amigos e colegas é importante. Caso o paciente já realize tratamento psiquiátrico e tenha um médico assistente, o primeiro passo é entrar em contato com o médico e seguir suas orientações. “Se o paciente não tiver um médico assistente, ou se este for o primeiro surto psicótico, o ideal é levá-lo a uma unidade de emergência psiquiátrica”, explica a profissional.

Durante um surto, quem está junto ao paciente não deve confrontá-lo, nem mesmo duvidar dos delírios e alucinações. É fundamental transmitir calma ao esquizofrênico e afastá-lo de objetos perigosos, como facas, enquanto aguarda ajuda. A médica diz ainda que, em alguns casos, podem ocorrer episódios de agressividade a outras pessoas.

 

Não é possível estimar a frequência dos surtos esquizofrênicos

 


Segundo Cristiane, não é possível precisar a frequência dos surtos causados pela esquizofrenia. A periodicidade depende de diversos fatores, como suporte familiar, gravidade da doença e histórico familiar para esquizofrenia. A aderência ao tratamento e consultas frequentes com um médico são necessárias para prevenir as crises da doença.

O tratamento da esquizofrenia é baseado no uso de medicações antipsicóticas, que reduzem e controlam os sintomas, permitindo que o paciente siga sua rotina e procure outros tipos de auxílio, também importantes para o combate à doença, especialmente nos casos de isolamento social e prejuízo das habilidades motoras e da fala.

 

Dra. Cristiane Lopes é psiquiatra pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52775070 – www.dracristianelopes.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
esquizofrenia
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quais são os tipos de surto da esquizofrenia?"

Divia

Minha mãe está com um comportamento muito estranho que meu marido quer internar ela que ele coloca pessoas pra seguir ela que ele quer fazer mal pra ela mas não consigo que ela vá a um médico pois pra ela isso é verdade o que devo fazer pra ajudar

Cuidados Pela Vida

Olá Divia. Já pensou em marcar exames de rotina para a sua mãe? Diga a ela que vocês farão um check-up de rotina para que ela não pense que vocês estão desconfiados. Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x

Parabéns

Em breve sua revista chegará em sua casa

Percebemos que você gostou do nosso conteúdo. Quer receber nossa revista em casa?

Preencha o formulário com seus dados que enviaremos para você!

* IMPORTANTE: Isso não é uma assinatura. Você receberá apenas esta edição da Revista CUIDADOS PELA VIDA.