Mal de Alzheimer: Quais são os primeiros sintomas da doença?


  • +A
  • -A

O Mal de Alzheimer é uma doença que não tem cura caracterizada nos primeiros estágios pela perda progressiva da memória recente. “Muitas vezes, isso passa despercebido pelos familiares que, muitas vezes, acreditam ser inerente ao processo de envelhecimento”, diz a geriatra Thaísa Segura da Motta Rosa. A médica explica que o paciente pode se tornar mais repetitivo, esquecer onde guardou objetos e não se lembrar depois.

Perda da memória é o principal sintoma no início do Mal de Alzheimer


Também nas fases iniciais podem ser notados problemas relacionados à deficiência de linguagem, como um vocabulário mais empobrecido, dificuldade para nomear objetos, para ler e interpretar textos. O paciente também pode ficar perdido em relação ao espaço e ao tempo, ter mais dificuldade para tomar decisões e apresentar perda de motivação e de iniciativa.

Os sintomas avançam com a evolução da doença. “Já na fase moderada, costumam ocorrer as alterações comportamentais, incluindo agressividade, agitação, depressão e alucinações, além de dificuldades mais importantes nas tarefas do dia a dia”, explica Thaísa. Fazer compras, controlar as finanças e até mesmo cozinhar e cuidar da casa se tornam tarefas impossíveis de realizar.

Paciente com Alzheimer se torna dependente da família


A piora do quadro do Mal de Alzheimer resulta na perda da independência e da autonomia do paciente. Como consequência, toda a dinâmica familiar é alterada para cuidar do idoso, que não pode mais sair na rua sozinho e se torna incapaz de administrar os próprios medicamentos.

Algumas medidas ajudam a retardar a evolução da doença. “É necessária a prática regular de exercícios físicos, ter uma alimentação saudável e balanceada, evitar tabagismo e alcoolismo, se manter mentalmente e socialmente ativo, além do constante contato com novos aprendizados”, afirma a especialista. O controle adequado de comorbidades, como hipertensão arterial e diabetes também é importante.

Dra. Thaísa Segura da Motta Rosa é formada pela Universidade Federal de São Paulo e membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. CRM-SP: 133363 – www.drathaisa.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
alzheimer
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Mal de Alzheimer: Quais são os primeiros sintomas da doença?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.