Combate às manchas: quais são os principais ativos clareadores de pele?


  • +A
  • -A

As manchas na pele são causadas, entre outros fatores, pela exposição ao sol, pelo envelhecimento do corpo e até mesmo pelo câncer. O combate às manchas passa pela proteção da pele contra esses agentes, mas muitas pessoas esquecem ou ignoram a importância da prevenção. Mas, nem tudo está perdido: é possível se livrar das manchas com o uso de clareadores de pele.

Os ativos clareadores de pele atuam de maneiras diferentes, mas com o objetivo comum de impedir a ação da melanina. “Um dos mecanismos usados é a inibição da síntese de melanina, que pode ser por meio da oxidação e inativação da tirosinase, enzima que produz a melanina”, explica a dermatologista Gabriella Albuquerque. Outra forma citada pela médica é o estímulo à degradação da melanina.

Quais são os ativos clareadores de pele mais utilizados?


Uma fórmula muito utilizada na pele, segundo a profissional, é a associação entre hidroquinona 4% e tretinoína 0,025%. “A tretinoína permite a entrada de hidroquinona na pele que, por sua vez, impede a produção de melanina, bloqueando a enzima tirosinase”, afirma Gabriella. 

Existem ainda uma série de outros clareadores que auxiliam no combate às manchas de pele, como o mequinol. Trata-se de um despigmentante utilizado junto à vitamina C que inibe a produção de melanina e aumenta sua excreção.

Outras substâncias removedoras de manchas

O ácido kójico também é bastante empregado no clareamento da pele por sua ação suave: ele não causa irritações e pode ser usado durante o dia. Ele acaba com as manchas, inibindo a formação de melanina. São também utilizados o ácido elágico e a nicotinamida.

Entretanto, antes de iniciar o uso de qualquer substância, é importante se consultar com um dermatologista. O profissional poderá avaliar o caso, verificar a razão para o surgimento das manchas e dar as orientações corretas para que o tratamento seja eficaz.

Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 71503-4 – http://gabriellaalbuquerque.com.br/

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Combate às manchas: quais são os principais ativos clareadores de pele?"

Ana Lúcia Santana

Bom sofro com a melasma sei que não tem cura e também não tenho recursos para fazer um bom tratamento. Pós com muita dificuldade meu marido comprou o profuse clair e aplico toda noite e sedo para te um bom resultado espero em Deus que possa me ajudar gostaria de saber guanto vou te que usa para hobter um bom resultado pena que não posso fazer uso de toda linha mas posso falar que da para ver que é um bom produto muito obrigado.

isabel

estou a procura de principais ativos com vitaminas E e C para fazer limpeza superficial da pelehidratantes,esfoliantes,serum,tônico e protetor!

Cuidados Pela Vida

Olá Isabel, orientamos você a realizar uma consulta com um dermatologista, para que ele avalie as condições da pele e indique o tratamento para o seu caso. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.