Quais problemas de saúde podem causar varizes?

  • +A
  • -A

De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), cerca de 38% dos brasileiros – 30% dos homens e 45% das mulheres – sofrem com as varizes, veias dilatadas que dificultam a circulação do sangue e que podem causar dores e desconforto na região onde surgem, principalmente nos membros inferiores. Mas, por que as varizes são tão comuns? É possível que elas sejam causadas por outras doenças? A angiologista Nivea Lins esclarece quais os fatores podem desencadear um quadro varicoso e explica como lidar com o problema. 

O que causa varizes?


Há problemas de saúde que possibilitam o surgimento de varizes, segundo a angiologista. “A causa mais comum é a genética primária. Porém, as varizes podem ser secundárias à trombose venosa profunda prévia, a doenças do coração, hipertensão da veia porta do fígado ou a tumores abdominais e pélvicos”. 

Outros fatores que também facilitam o surgimento deste problema são a obesidade, o sedentarismo e ter mais de 30 anos de idade. Por questões hormonais, mulheres e gestantes possuem maior tendência a desenvolver a doença. Ficar muito tempo na mesma posição, sentado ou em pé, também compõe a lista do que causa varizes nas pernas. 

É possível evitar que as varizes apareçam?


Segundo Dra. Nivea, não é possível prevenir o surgimento do problema “
por tratar-se de uma condição genética, e que piora com a idade. Mas, fazendo tratamento frequente, reduzindo o excesso de vasos que não funcionam bem, mantendo o peso corporal adequado e fazendo atividade física, é possível manter uma boa qualidade de vida e evitar as complicações da doença”. No caso de varizes secundárias, o tratamento adequado do problema causador pode evitar o aparecimento das veias dilatadas.

Já o tratamento deve obrigatoriamente passar por um angiologista ou cirurgião vascular. Primeiramente, exames como o eco-doppler podem ser feitos para analisar o tipo de varizes e em que estágio estão. Além de remédios, é possível que o especialista indique um procedimento mais específico, como a cirurgia de varizes (escleroterapia), além de paliativos que aliviam o desconforto, como o uso de meias de compressão e massagens com um creme para varizes, que amenizam a sensação de cansaço nas pernas, característico da doença.


Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV):
https://sbacv.org.br/imprensa/estimativas/

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Nivea Lins

Dra. Nivea Lins

Cirurgia Vascular

CRM: 52-93017-2 / RJ

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais problemas de saúde podem causar varizes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.