Inchaço nas pernas pode ser um sinal de varizes?


  • +A
  • -A

A presença de varizes implica na manifestação de alguns sintomas, como dor, sensação de queimação, coceira, peso nas pernas com dificuldade de movimentação das mesmas e também inchaço. Este último normalmente é notado mais para a parte final do dia, podendo piorar com a associação de algumas condições específicas.

Inchaço nas pernas e varizes


“O inchaço nas pernas é um dos sinais das varizes. Entretanto, vale lembrar que o inchaço pode se apresentar de várias formas, a depender da sua causa. Quando associado às varizes, ele
costuma ocorrer no fim do dia e à noite, com piora em dias mais quentes e quando a pessoa se mantém por longos períodos parada, seja em pé ou sentada”, explica o angiologista Rodrigo Fukushima.

É importante ter atenção ao associar o inchaço nas pernas às varizes, pois este sintoma está ligado também a várias outras doenças. Além disso, nem sempre o inchaço está presente em um quadro de varizes. “Na maioria das vezes o inchaço das varizes não se apresenta isoladamente. O diagnóstico depende da presença do edema em conjunto com outros sintomas e sinais, assim como a comprovação de alterações circulatórias”, destaca o médico.

Por que as pernas ficam inchadas quando uma pessoa tem varizes?


O inchaço decorrente das varizes consiste em um acúmulo de sangue nas pernas. O sangue tende a seguir para a região superior do corpo (“sentido cranial, em direção ao coração”) quando transportado por veias normais. Porém, quando estas
veias são deformadas e se transformam em varizes, ele acaba retornando indevidamente para os membros inferiores.

“Quando o paciente apresenta varizes, as veias apresentam-se dilatadas e suas válvulas não trabalham adequadamente. Com isto, o sangue consegue ‘escapar’ por estas válvulas e retornar para baixo. Este processo é chamado de refluxo e leva ao acúmulo de sangue venoso nas extremidades. Consequentemente, ao longo do dia, o paciente apresenta inchaço crescente nos membros inferiores”, diz Rodrigo.

Dr. Rodrigo Bono Fukushima é angiologista e cirurgião vascular especializado em flebologia estética, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). É especialista em cirurgia vascular, angiorradiologia, cirurgia endovascular e ultrassom vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). CRM: 125030

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

19 comentários para "Inchaço nas pernas pode ser um sinal de varizes?"

Vera Lúcia Mattedi nascimento

Sindicato dores nas pernas principalmente na dobra do joelho parte de trás e meu pés incham. Trabalho sentada . Estou com muitos vasinhos. Já pensei em fazer aplicativo deeapuma. más não sei se aqui na grande Vitória ES tem médico que aplica

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Vera, antes de fazer a aplicação consulte o médico sobre a indicação da aplicação, como trabalha muito sentada ele pode até mesmo te dar outras orientações e sugerir tratamentos alternativos, mas veja com ele primeiro. Abraços.

Viviane

A três anos tenho um probleminha no pé, ele está sempre muito inchado encomlda muito mas não é sempre que dói, já fiz vários exames ressonância raio x vários exame de sangue também e nada foi descoberto, fui em vários médicos angiologista ortopedista e não tive diagnóstico. Tenho varizes na perna acima do joelho, gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar com alguma dica. Ou então se esse problema pode ser das varizes?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Viviane, as varizes são caracterizadas pelo acumulo de sangue no membro devido a deformação das veias transformadas em varizes. Esse acumulo leva a um inchaço do membro pelo má circulação do sangue. O uso de meias elásticas que estimulam a circulação sanguínea fazem parte do tratamento das varizes. Converse com seu médico sobre os diferentes tipos de tratamento e ele indicará o mais propício para o seu caso. Até logo.

MARCELO DA SILVA LOPES

Tenho refluxo nas safenas. A má circulação causou há alguns anos manchas nós pés até a metade das pernas. Apesar de usar meias de compressão e tomar DIOSMIN, sinto muita queimação nas pernas e inçhaço nos pés. Tenho este problema comprovado em ECO DOPPLER, mas todos os médicos que passei disseram que não tem necessidade de cirurgia. Gostaria de saber se tem mais algo que eu possa fazer para uma melhor qualidade de vida além de atividade física, é claro!AttMarcelo

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Marcelo, vou disponibilizar para você uma matéria que pode ser de grande ajuda para seu caso: https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pernas-e-bracos/meias-cremes-varizes. Outra informação é que pacientes cadastrados no programa Cuidados Pela Vida possuem o Saudável Saber, um acompanhamento de farmacêuticos e enfermeiros 24h, via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e sobre seu tratamento através do número 0300 118 1006. Abraços!

Anote Mota Santana carvalho

Bom Dia!Meu joelho está inotado e doendo piora quando ando muito e o joelho esquerdo.Ele fica com a parte de cimá uma bola. Dói muito fica aquela dor latejante isso é sintoma de vários. Melhora com água quente anti inflamatório e perna pra cima e vários.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Anote, o ideal neste caso é procurar ajuda médica e fazer exames para saber o que esta acontecendo no seu joelho e vale lembrar que tomar remédios sem estarem prescritos por médicos, pode acabar trazendo riscos desnecessários a sua saúde. Abraços.

Marilene Vicente

Estou com refluxo na safena da perna esquerda, mas o estranho é que doe é a perna direita, estou tomando Diosmin,deu uma aliviada boa, mas quando ando mais de quinhentos metros as pernas doe na panturrilha, tenho que parar e descansar um pouco, é normal ter essas coisas na minha idade? Tenho 35 anos,sou usuário de anticoncepcional, não sou fumante, inclusive o angiologista mandou parar com o anticoncepcional! Anticoncepcional faz refluxo na safena? Sei que causa trombose!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marilene, após a parada com o anticoncepcional o corpo leva um tempo para voltar ao normal, inclusive o sangue e talvez por isso você ainda não tenho visto melhora após a parada, siga as orientações de sua médica e vai ficar tudo bem. Pacientes que são cadastrados no Programa Cuidados Pela Vida possuem o Saudável Saber, que é um acompanhamento com farmacêuticos e enfermeiros, com dicas sobre o medicamento e tratamento, você pode entrar em contato pelo número 0300 118 1006 e informar sobre os sintomas mencionados aqui. Abraços.

Ruth Nunes

Tenho cansaço na perna esquerda, com parte da safena obstruída, não queria fazer cirurgia estou esperando e esperando não sei até quando. Por isso tomo Diosmim ou Venula Para amenizar.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ruth, a cirurgia das varizes são realizadas quando o tratamento inicial com medicamentos não apresentam resultados. É importante que você mantenha um diálogo franco com seu médico para que a melhor decisão seja tomada em conjunto. Desejamos boa sorte no tratamento. Abraços!

Anna Maria Weber

Meus membros inferiores inchao muito, não sei se é as artroses nos joelho ou varises, já tirei a safena externa do lado direito, mas o Médico informa que existe uma safena interna que diz não estar bem, estouram muitas veias capilares,como tratar será que é causadora do problema.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Anna, como dito na matéria, o inchaço pode ser sinal das varizes, contudo vale se atentar aos sinais. É mais comum em caso de varizes que esse inchaço ocorra da tarde pra noite. Consulte seu médico e informe esses sintomas a ele. Com base no seu relato, ele indicará a forma de tratamento mais adequada ao seu caso. Desejamos melhoras! Até logo.

Catia

Olá minha na minha perna esquerda apareceu umas manchas escuras. Já tem mais de 2 meses. Eu não sentia dor, más quando ando muito dói. Minha mãe tem varizes eu tenho vasinhos. Essa mancha escura pode ser sinal de varizes internas, má circulação?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cátia, você deve procurar o médico para que ele faça um exame detalhado de como anda a circulação nos seus membros inferiores( pernas), e decidir a melhor conduta caso esteja com algum problema de circulação. Abraços.

cleonice c.santos viana

gostei do assunto! eu tenho 38 anos e tenho muitas varizes!e faço a cademia pra ver se melhoras parecem que sim!eu deixo minha pergunta! eu fazendo academia è bom ? tenho muitas ! obrigado

Rosinha

Em 2014 tive uma trombose tripla, 3 coágulos numa só perna (na região da virilha, próximo ao tornozelo e por trás do joelho) após uma cirurgia de varizes nas 2 pernas, ironicamente feita para evitar que eu tivesse trombose. Acontece que nem meu angio, nem minha gineco nunca me disseram que eu não poderia usar anticoncepcional já que tinha problemas vasculares (ambos sabiam, inclusive constava nos meus exames e anotações pré-cirúrgicos), e eu o usei por 10 anos (até essa ocorrência). Passei 1 ano com Xarelto diariamente, Codeína pra suportar as dores constantes e com frequência tomando Diprospan (que arrebentou com meu glaucoma) para diminuir o edema. Hoje sou sequelada, tomo Diosmin SDU diariamente (ou Daflon 1000, dependendo do preço na hora da compra), a dor já é velha amiga e presença constante comigo, assim como o edema que deixa a panturrilha dura como a do Hulk. Dos 3 coágulos, o Xarelto venceu 2, mas um sedimentou (na poplítea, claro! 😀 ) e impede cerca de 50% da passagem do sangue (sofro horrores no período menstrual).Gostaria apenas de saber, se possível, se este coágulo seria operável e quais os riscos, e se valeria a pena.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Rosinha, mesmo diante de todas as informações passadas só é possível realizar um melhor diagnostico diante de uma consulta presencial e após realização de exames, para que a partir daí seja verificado o tratamento mais adequado ou se uma intervenção cirúrgica seria mais apropriada no seu caso, consulte seu angiologista para que ele possa te indicar o melhor a se fazer. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.