Tirar cochilos no meio da tarde pode prejudicar o sono durante a noite?


  • +A
  • -A
Imagem do post Tirar cochilos no meio da tarde pode prejudicar o sono durante a noite?

Depois do almoço, algumas pessoas gostam de tirar cochilos para descansar e repor as energias para o resto do dia. Essa atitude está muito presente na cultura espanhola e, por lá, recebe o nome de siesta. Mas, será que esse costume é capaz de prejudicar a duração e a qualidade do sono durante a noite? Uma noite mal dormida pode comprometer até a imunidade.

Cochilos não devem ser longos

De acordo com o psiquiatra Alexandre Pinto de Azevedo, não é possível afirmar se o cochilo durante a tarde é algo bom ou ruim para o corpo de pessoas que não apresentam distúrbios do sono. “Não há uma regra conceitual sobre este hábito. É preciso entender que cochilo refere-se a um período de sono de, em média, 20 ou 30 minutos”, explica Azevedo.

É preciso respeitar esse limite, uma vez que se o cochilo exceder esse tempo médio, o corpo iniciará um breve ciclo do sono. “Neste caso, dormir ao longo do dia pode, mesmo em não portadores de insônia, reduzir o tempo total de sono à noite, principalmente atrasando seu início”, alerta o psiquiatra.

O outro lado da moeda

Já os pacientes com insônia e distúrbio do ritmo circadiano não devem dormir durante a tarde, mesmo que por pouco tempo. “Por outro lado, há alguns transtornos do sono, caracterizados pela sonolência excessiva diurna, apesar de um sono noturno de boa qualidade e quantidade, em que os cochilos diurnos programados são aconselhados”, ressalta Azevedo.

Em vez de dormir durante a tarde, uma atitude que pode ser adotada e que ajuda a manter a qualidade do sono durante a noite é ter horários fixos para dormir, o que o psiquiatra classifica como essencial. Manter o sono sincronizado, com bons hábitos e pequenas margens de folgas, especialmente durante os fins de semana, são fatores que ajudam a garantir um sono adequado e reparador.

Dr. Alexandre Pinto de Azevedo é psiquiatra do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. CRM-SP: 101604

TAGS
insonia
psicologico
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Tirar cochilos no meio da tarde pode prejudicar o sono durante a noite?"

Rodrigo Alves

Oi!? São exatamente 04:30 da manhã, há cerca de quatro dias atrás não tenho conseguido dormir durante a noite, pois não sinto sono. Porém durante o dia a partir das 9:00 horas da manhã sinto um sono incontrolável e bastante cansativo, então eu deito e durmo até umas 5 da tarde, depois de acordado chega a noite e o sono não veem! Isso é prejudicial para minha saúde não é? O que eu faço, devo passar o dia acordado para a noite dormir? Tenho medo de chegar a ter insonia e nem durante o dia conseguir mais fechar os olhos. Estou no aguardo da resposta. até mais!

Cuidados Pela Vida

Oi Rodrigo, temos em nosso site uma matéria com dicas que podem te auxiliar: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/insonia/preciso-dormir-pegar-sono
Caso a insônia persista, é importante procurar por ajuda médica. Abraços.

josiane almeida mota lima

Tenho muita dificuidado para dormir e quando consigo dormir de madrugada eu acordo eu nāo consigo dormirais,mesmo tomando calmante de noite e chás O que eu faço nāo aguento mais esse só tenho 17 anos

Cuidados Pela Vida

Oi Josiane, temos em nosso site algumas matérias que podem te auxiliar com informações, segue os links:
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/dormir-bem/forcando-sono-insonia
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/dormir-bem/mexer-no-celular-dormir-sono
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/dormir-bem/hora-fixa-dormir-insonia
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x