Tirar cochilos no meio da tarde pode prejudicar o sono durante a noite?


  • +A
  • -A
Imagem do post Tirar cochilos no meio da tarde pode prejudicar o sono durante a noite?

Depois do almoço, algumas pessoas gostam de tirar cochilos para descansar e repor as energias para o resto do dia. Essa atitude está muito presente na cultura espanhola e, por lá, recebe o nome de siesta. Mas, será que esse costume é capaz de prejudicar a duração e a qualidade do sono durante a noite? Uma noite mal dormida pode comprometer até a imunidade.

Cochilos não devem ser longos

De acordo com o psiquiatra Alexandre Pinto de Azevedo, não é possível afirmar se o cochilo durante a tarde é algo bom ou ruim para o corpo de pessoas que não apresentam distúrbios do sono. “Não há uma regra conceitual sobre este hábito. É preciso entender que cochilo refere-se a um período de sono de, em média, 20 ou 30 minutos”, explica Azevedo.

É preciso respeitar esse limite, uma vez que se o cochilo exceder esse tempo médio, o corpo iniciará um breve ciclo do sono. “Neste caso, dormir ao longo do dia pode, mesmo em não portadores de insônia, reduzir o tempo total de sono à noite, principalmente atrasando seu início”, alerta o psiquiatra.

O outro lado da moeda

Já os pacientes com insônia e distúrbio do ritmo circadiano não devem dormir durante a tarde, mesmo que por pouco tempo. “Por outro lado, há alguns transtornos do sono, caracterizados pela sonolência excessiva diurna, apesar de um sono noturno de boa qualidade e quantidade, em que os cochilos diurnos programados são aconselhados”, ressalta Azevedo.

Em vez de dormir durante a tarde, uma atitude que pode ser adotada e que ajuda a manter a qualidade do sono durante a noite é ter horários fixos para dormir, o que o psiquiatra classifica como essencial. Manter o sono sincronizado, com bons hábitos e pequenas margens de folgas, especialmente durante os fins de semana, são fatores que ajudam a garantir um sono adequado e reparador.

Dr. Alexandre Pinto de Azevedo é psiquiatra do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. CRM-SP: 101604

TAGS
insonia
psicologico
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Tirar cochilos no meio da tarde pode prejudicar o sono durante a noite?"

Rodrigo Alves

Oi!? São exatamente 04:30 da manhã, há cerca de quatro dias atrás não tenho conseguido dormir durante a noite, pois não sinto sono. Porém durante o dia a partir das 9:00 horas da manhã sinto um sono incontrolável e bastante cansativo, então eu deito e durmo até umas 5 da tarde, depois de acordado chega a noite e o sono não veem! Isso é prejudicial para minha saúde não é? O que eu faço, devo passar o dia acordado para a noite dormir? Tenho medo de chegar a ter insonia e nem durante o dia conseguir mais fechar os olhos. Estou no aguardo da resposta. até mais!

Cuidados Pela Vida

Oi Rodrigo, temos em nosso site uma matéria com dicas que podem te auxiliar: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/insonia/preciso-dormir-pegar-sono
Caso a insônia persista, é importante procurar por ajuda médica. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.