search
Título

Sono em dia: você sabia que noites mal dormidas podem prejudicar sua imunidade?

Dormir bem

Por Dra. Érica Azevedo

19 de outubro de 2023

Quantas vezes você já ouviu falar que dormir bem traz benefícios para sua saúde? Isso é verdade. Estar em dia com o sono torna o organismo mais forte, ou seja, ele fica com imunidade alta contra doenças. Mas quando deixamos a desejar na hora de descansar, com poucas horas de repouso, ficamos mais fracos e propensos a adoecer.

Por que o corpo fica mais fraco?

Quando nos preparamos para dormir, estamos prontos também para fazer com que o nosso corpo trabalhe internamente. Aos nos desligarmos do mundo exterior, o sono regulará quase todas as funções fisiológicas e os demais comportamentos do ser humano, incluindo a imunidade. “Durante o sono estamos em um estado pró-inflamatório e esse estado, quando equilibrado, favorece a função do sistema imunológico”, conta a imunologista Érica Azevedo.

A médica ainda exemplifica alguns estudos que reforçaram a ideia de que estar com o sono em dia colabora na vulnerabilidade do organismo: “Existem estudos mostrando que pacientes que tiveram mais horas de sono após vacinação desenvolveram imunidade contra o patógeno mais que aqueles que tiveram menos horas. Alguns estudos também associam maior número de doenças comuns (resfriados e gripes) em pessoas com menos horas de sono”.

As oito horas de sono

Sem dúvida, dormir é importante e não podemos abrir mão deste momento em nossos dias. O sono é uma “necessidade fisiológica” e não tem como se descuidar neste assunto sem sofrer consequências, seja no sistema imunológico ou em outro sistema do organismo.

Mas existe fórmula certa para dormir? Muito se fala que oito horas de sono são ideais para o organismo, no entanto, essa necessidade pode variar de pessoa para pessoa: “A necessidade do sono varia muito conforme a idade. Os bebês precisam mais horas de sono. Conforme a criança vai ficando mais velha, a necessidade do sono vai diminuindo progressivamente. A maioria dos adultos precisa mesmo de oito horas, embora alguns possam necessitar de mais e outros fiquem bem com menos”, explica a médica.

Baixa imunidade e infecções

Já vimos que, se dormimos pouco, ficamos vulneráveis, abrindo portas para uma série de doenças. Alguns sinais de baixa imunidade são constantes resfriados, cansaço, queda de cabelo e pneumonia: “Quando a imunidade não funciona bem, o que vai acontecer é que a pessoa vai apresentar maior número de infecções. A gravidade dessas infecções será maior conforme o comprometimento do sistema imunológico”, finaliza Azevedo.

Newsletter
Tags
Má qualidade sono
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Como a má qualidade do sono prejudica o cérebro

Você sabia que a qualidade do sono pode afetar diretamente o funcionamento do seu cérebro?  O médico Lúcio Huebra, neurologista e membro da Academia Brasileira do Sono, explica que a privação de sono pode resultar em dificuldade de concentração, erros constantes e até mesmo acidentes que poderiam ser evitados com uma boa noite de descanso.  […]

Artigos
Moradora de Guarulhos passou a dormir melhor depois de controlar a pressão

Manter a pressão arterial sob controle é uma tarefa que nem sempre é fácil, mas é de extrema importância para a saúde do corpo e para uma vida com qualidade. A hipertensão é uma condição na qual os valores da pressão arterial estão acima do que os médicos consideram como saudáveis e que colocam em […]

Artigos
A qualidade do colchão pode impactar a qualidade do sono?

Existem vários fatores capazes de influenciar a qualidade do sono. Doenças, como a depressão e transtornos de ansiedade, a temperatura e a luminosidade do quarto e o uso do computador ou do celular antes de dormir são alguns deles. Outro fator muito importante e que merece atenção é a qualidade do colchão da cama. Quem […]

Converse com um dos nossos atendentes