É possível eliminar totalmente a H. pylori?

  • +A
  • -A

A Helicobacter pylori, também conhecida como H. pylori, é uma bactéria que está presente no estômago de milhões de pessoas ao redor do mundo. Em boa parte dos casos, ela não causa sintomas, mas em outros, sua reprodução acelerada pode desencadear uma infecção com úlceras, vômitos e fezes com sangue. Para se livrar do problema, é fundamental procurar ajuda de um médico. 

Como é feito o tratamento contra H. pylori?


Após
receber o diagnóstico da infecção causada pela H. pylori, o paciente deverá dar início ao tratamento, cuja meta é erradicar totalmente a bactéria do estômago. “É possível eliminá-la com o tratamento medicamentoso a base de antibióticos e medicamentos inibidores da bomba de prótons, utilizados de forma contínua por 14 dias”, afirma o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos. 

De acordo com o especialista, a primeira opção de tratamento consegue eliminar totalmente a H. pylori em até 90% dos casos. Mas, alguns pacientes podem precisar de medidas adicionais. “Nos casos refratários, podemos tentar outros esquemas de erradicação, considerados de segunda linha”, completa o profissional. 

Eliminar a bactéria do estômago evita recaídas


Outra parte importante do tratamento são as mudanças na alimentação, feitas para evitar um aumento na acidez do estômago. É recomendado consumir mais carne branca e vegetais e evitar comidas gordurosas e com temperos fortes, além de frutas cítricas, como a laranja, bebidas alcoólicas, refrigerantes e
bebidas com cafeína

Fazer o tratamento até o fim gera benefícios ao paciente. “Ao erradicar a bactéria, a exposição e o contato dela com a mucosa gástrica são eliminados e isso diminui a chance de perpetuar uma gastrite ou de ter uma recaída de uma úlcera já apresentada pelo paciente no passado”, destaca o gastroenterologista. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Dr. Alexandre de Sousa Carlos

Gastroenterologia

CRM: 122226 / SP

TAGS
ulcera

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

22 comentários para "É possível eliminar totalmente a H. pylori?"

Danielle

Boa noite o médico passou pra mim 7dias de será então não adianta eu continua com bactéria

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Danielle. Segundo o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos: “Em todo tratamento com antibiótico nós esperamos pelo menos 48h para que possa haver efeito. Mesmo assim, as alterações gástricas secundárias à bactéria tendem a melhorar após pelo menos uma semana do tratamento”. Após esse período você pode passar por nova avaliação e verificar se será necessário adotar outras condutas em seu tratamento. Recomendamos a leitura desta matéria com mais informações. Abraços. https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/hpylori/tempo-tratamento-h-pylori-fazer-efeito

Edilson Silva Dos Reis

Eu já tomei duas vezes o pilorypac e continuo sentindo os mesmos sintomas

Ana Maia

Genteh conheci um caso de HPylore com hemorragia,o paciente se internou e fez o Tratamento por 20 dias e ficou curado… nossa 7 ou 14 dias são poucos dias…toma o médicamento 21 dias ou até mais fale com seu médico…pois só vejo e ouço q tratamento de 7, 10 ou 14 não se tratou; ora ,voltemos no Médico e prolongue o tratamento. E tem Remédios mais baratos como OMEPRAZOl40mg/ PANTOZOL e paciente curado…o meu Tratamento vou começar Hoje 23/Junho2020 ,Por 28 dias…Depois volto Aki pra falar pra vcs.Forte Abraço.

Solange

undefined

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.