Saiba como se manifestam os sintomas da hipertensão em suas diferentes fases de desenvolvimento!


  • +A
  • -A

Agendar consultas com um médico é de extrema importância para a prevenção de doenças, como a hipertensão. A pressão arterial deve ser monitorada com frequência, já que a doença não costuma apresentar sintomas e o problema pode gerar consequências para diversos órgãos e regiões do corpo.

O surgimento de sintomas

O paciente pode apresentar sintomas em situações que provocam picos de pressão: “Nesses casos, em que há o que chamamos de crise hipertensiva, o prognóstico é mais grave, devendo-se procurar atendimento médico o mais rápido possível”, explica a cardiologista Bruna Baptistini. A médica cita cefaleia intensa, dor na nuca e no peito, tontura, convulsões, escurecimento visual e falta de ar como os sintomas mais comuns.

Outra situação que provoca o surgimento de sintomas é a falta controle sobre a pressão arterial. Quando não tratado adequadamente, o quadro de hipertensão pode evoluir e, como consequência, é possível o  surgimento de complicações nos rins, olhos, coração e cérebro, os chamados órgãos-alvo. Apesar do aparecimento dos sintomas, o quadro de hipertensão pode ser reversível em alguns casos específicos.

Os problemas nos órgãos-alvo

“Hipertrofia do ventrículo esquerdo, acidente vascular cerebral (AVC), infarto do miocárdio, insuficiência renal e comprometimento ocular são algumas doenças que podem ocorrer futuramente caso não haja o diagnóstico e o tratamento da hipertensão”, afirma Bruna.

O tratamento do problema deve abordar tanto o uso de medicamentos anti-hipertensivos quanto mudanças de hábitos para uma vida mais saudável. É importante praticar atividades físicas regularmente, manter uma alimentação balanceada, permanecer no peso ideal, além de evitar o consumo de tabaco e álcool.

Dra. Bruna Cristina Baptistini é cardiologista, formada pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e atua em São Paulo. CRM-SP: 145229

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

14 comentários para "Saiba como se manifestam os sintomas da hipertensão em suas diferentes fases de desenvolvimento!"

Valeriaschuster

Até hoje não sei como me alimentar uns dizem uma coisa outros outras que confusão!Nem eu nem meu filho sabemos muitas vezes o que comer!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Valeria, marque uma consulta com o nutricionista, ele poderá te orientar de forma adequada. Abraços.

Cleci

Tenho tontura será que é pressão alta

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cleci, a partir de uma avaliação o médico conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma e poderá indicar o tratamento adequado. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Cleci Oliveira

Tenho Tontura e enjôo e as vezez a minha pressão tá Auta e as vezez tá baixa e o coração batendo forte

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cleci, marque uma avaliação com o cardiologista. Melhoras.

Rita de Cássia Gomes Pereira

Estou enfrentando uma terrível crise hipertensiva todos os anos faço checap completo e não consigo controlar bem .Dessa vez venho sentindo sintomas antes nunca senti fui a emergência e não fui bem assistida pelo médico estou muito preocupada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rita de Cássia, neste caso o ideal é marcar uma avaliação com o cardiologista. Abraços.

Lana Almeida

Perdi meu Pai a 3 meses atrás por cousa desses sintomas ,,,ele teve falência múltipla dos órgãos ,por causa de pico da pressão ,, quando era alta ,ele quase não senti tanto mas aí veio os picos ,alta daí abaixava muito ,ficou 18 dias internado ,ai ficou em coma 9 dias ,com alta dose de remédios pra manter a pressão ,e mesmo assim ele não aguentou e faleceu 😫😫😫

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lana, sentimos muito por sua perda.

Mara Rosângela

Eu procurei o cardiologista por estar com arritmia e a pressão com picos altos. Não médicou resumo da história AVC hemorrágico

Joslaine santos

Eu sempre tive a pressao boa.mais tive uma depressao.dai minha pressao começou a subir.fui ao medico que me passou enalapril.nao adiantou começou ocila.agora tomo dois comprimidos lozartana é um diuretico.agora ta controlada.

Carmen Marques

Boa noite! Só tomar água ajuda na prevenção?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Carmen, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você: https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/coracao/hipertensao-atividade-fisica-suficiente
Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.