search
    Título

    É possível reverter a hipertensão quando ela já apresenta sintomas?

    Uncategorized

    Por

    A hipertensão é um dos principais problemas cardiovasculares que podem acometer um indivíduo. Trata-se da elevação e sustentação dos indicadores da pressão arterial a patamares superiores a 140x90mmHg e que prejudica o funcionamento da circulação sanguínea e de órgãos, como os rins, o cérebro e o coração.
    Doença de poucos sintomas
    A doença não costuma apresentar sintomas. “A hipertensão arterial crônica não tem sintomas e esse é o perigo. Muitas vezes, o paciente passa anos com a pressão arterial elevada sem ter esse conhecimento”, alerta a cardiologista Caroline Nagano. No entanto, para a profissional, o número de casos assim está diminuindo, já que o diagnóstico é feito cada vez mais cedo, devido a maior preocupação da sociedade.
    O surgimento de sintomas é mais comum em casos graves e não tratados, além da crise hipertensiva. “Quando se tem uma urgência hipertensiva, a preocupação é saber se ela está causando alguma complicação em outro órgão, como encefalopatias, convulsões e alterações visuais”, diz a cardiologista.
    É possível reverter a hipertensão
    Nesses casos, é preciso socorrer o paciente para, em seguida, iniciar o tratamento. Em alguns indivíduos, a reversão da doença é possível, mas depende de alguns fatores: “A hipertensão pode ser revertida naqueles em que o excesso de peso, sedentarismo e dieta ruim são os principais fatores para seu aumento”, avisa a médica.
    Por outro lado, pacientes magros, praticantes de atividades físicas e que se alimentam bem possuem outros fatores envolvidos no surgimento da doença e que devem ser investigados. Para eles, Caroline considera difícil a reversão da doença, mas é possível controlá-la com a manutenção dos hábitos saudáveis e o uso de medicamentos anti-hipertensivos.

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes