Herpes: quais precauções são mais importantes para evitar contagiar outras pessoas?


  • +A
  • -A
Imagem do post Herpes: quais precauções são mais importantes para evitar contagiar outras pessoas?

O herpes é uma infecção causada pelo vírus herpes simples e que se manifesta por meio de lesões e bolhas, principalmente, ao redor dos lábios e na região genital. Quem sofre com o herpes deve adotar medidas de precaução para evitar transmitir o vírus para outras pessoas.

Beijos e relação sexual desprotegida são formas de transmissão do herpes


“De forma geral, o vírus do herpes simples é transmitido de pessoa a pessoa, penetrando no organismo por inalação, ingestão oral,
contato sexual, contato mão-boca, contato boca-boca ou por via sanguínea”, afirma a dermatologista Marilza Ferreira. A especialista diz ainda que “devemos evitar o contato direto interpessoal a partir do momento em que se a infecção se manifesta”.

Ao perceber o surgimento das feridas, é essencial evitar beijar outras pessoas e até mesmo tocá-las, já que a mão, se tiver entrado em contato com a boca, pode levar o vírus a outro indivíduo. O uso da camisinha durante o sexo também é uma forma importante de impedir o contágio, mas é preciso prestar atenção a regiões com lesões que não são cobertas pelo preservativo.

Objetos pessoais podem transmitir o herpes


Outro cuidado importante para evitar a transmissão do vírus do herpes é não emprestar utensílios de uso pessoal ou objetos que entram em contato com as lesões, como batons e protetores labiais. “O
vírus sobrevive em objetos por poucas horas, tornando-se fundamental não compartilhar talheres, copos e toalhas”, alerta a profissional.

Estes cuidados são ainda mais importantes quando o contato é feito com bebês e crianças pequenas, que podem ter dificuldade para comer por causa das dores. Em boa parte dos casos, quem transmite o vírus é a própria mãe. Além disso, as gestantes que estiverem com lesões genitais ativas no dia do parto, pode ser recomendado pelo médico obstetra a realização de parto cesariano, para evitar a transmissão do herpes ao recém nascido.

Dra. Marilza Ferreira é dermatologista, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM-RJ: 5268277-2

Foto: Shutterstock

TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Herpes: quais precauções são mais importantes para evitar contagiar outras pessoas?"

Maria

Tenho episódio de herpes a cada mês. Percebo que minha imunidade despenca quando faço dieta rica e m gluten e leite…Quando retiro esses nutrientes fico mais tempo sem crise.

Pedro

Quando não tiver lesões (bolhas, feridas) posso fazer sexo semcontaminar a parceira?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.