search
    Título

    Herpes genital: Como evitar a transmissão da doença para meu parceiro(a)?

    Herpes
    Sintomas

    Por Dr. Murilo Drummond

    8 de abril de 2019

    A principal forma de transmissão do vírus do herpes é pelo contato direto com as lesões ativas, ou seja, o uso de preservativo é a forma mais eficiente de evitar a transmissão, já que evita o contato direto com as feridas. No entanto, por ser um vírus altamente contagioso, é possível, ainda que menos provável, que o contágio aconteça mesmo sem a presença de lesões visíveis, reiterando a importância do uso do preservativo em todas as relações sexuais com um portador da doença.

    “O único jeito de evitar a transmissão do vírus do herpes é usar preservativos”, afirma o dermatologista Murilo Drummond. “Durante os períodos de crise o risco é maior (além do desconforto), mas o herpes genital é sempre transmissível, mesmo quando o portador não está em crise”, completa o médico.

     

    Em momentos de crise pode ser melhor evitar o contato sexual


    Por mais que o preservativo evite o contato direto entre as regiões genitais dos parceiros, é preciso que você tenha atenção com a extensão das lesões, pois é possível que elas estejam também em locais que não são contemplados pelo preservativo, aumentando exponencialmente as chances de contágio. Por isso, é recomendável evitar relações sexuais nesse período.

    A recomendação, inclusive, vale tanto para o ato sexual em si (penetração), quanto para o contato oro-genital (sexo oral). Além disso, não precisa nem haver herpes genital envolvida. Se você ou seu parceiro tiverem herpes labial, podem transmitir o vírus para o outro na região genital, dado que o vírus envolvido nas duas infecções é o mesmo.

     

    Tratamento medicamentoso diminui risco de transmissão do herpes genital para o parceiro


    Para evitar que as
    lesões se manifestem e isso ponha seu parceiro em maior risco – caso você já tenha o vírus do herpes – é fundamental estar se tratando com uso de medicamentos específicos. Os remédios feitos com o aminoácido lisina merecem destaque, pois estudos já demonstraram que a substância é capaz de reduzir as infecções de repetição causadas pelo vírus.   

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Tags
    herpes
    herpes genital
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes