Herpes: você tem crises recorrentes? Procure um médico!


  • +A
  • -A

O herpes é uma infecção causada pelo vírus herpes simples e tem coceira, ardência, feridas e bolhas na região genital e da boca como seus principais sinais e sintomas. Um dos maiores problemas do herpes é que não há uma cura para o vírus e, depois de infectados, os pacientes podem ter crises recorrentes ao longo da vida.

Crises frequentes podem indicar doenças do sistema imunológico


A volta dos sintomas do herpes varia muito de uma pessoa para outra. “Alguns pacientes têm uma ou outra crise por ano mas, por outro lado, há pacientes que têm cerca de duas a três crises por mês”, afirma a dermatologista Juliana Fonte. Diferentemente da primeira crise, as recidivas não costumam provocar febre.

Uma frequência muito alta de episódios do herpes deve servir de alerta aos pacientes. “No caso de crises recorrentes ou muito extensas, é importante procurar um médico para investigar se não apresenta nenhuma deficiência de imunidade ou doença mais grave que possa estar causando uma baixa imunidade”, explica a especialista.

Estresse pode provocar retorno dos sintomas do herpes


Além das doenças que enfraquecem o sistema imunológico, como gripes e resfriados, outros fatores que favorecem o surgimento de crises de herpes são exposição excessiva à luz solar, traumas locais, hipo ou hipertermia e grandes níveis de ansiedade e estresse. Para preveni-las, é importante usar hidratantes labiais com filtro solar, manter as narinas hidratadas, manter uma alimentação saudável e evitar os fatores citados.

De acordo com Juliana, as crises recorrentes podem ser tratadas por um período de cerca de seis meses. O tratamento pode ser feito com medicações antivirais e outras que atuam aliviando os sintomas da infecção. Também é possível recorrer à lisina, um aminoácido que ajuda a prevenir novas crises de herpes.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 

Dra. Juliana Fonte

Dermatologia

CRM: 32136 / RS

TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

34 comentários para "Herpes: você tem crises recorrentes? Procure um médico!"

carlos

Boa tarde, eu tenho os 2 tipos , mas quando fico estressado apenas o genital de manifesta, a boca nunca se manifesta se eu usar filtro solar, se o problema é o sistema imunológico, porque só um se manifesta?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Carlos, a volta dos sintomas do herpes varia muito de uma pessoa para outra. O mecanismo exato que determina essa reativação é desconhecido, porém é frequentemente associado à diminuição da resposta imunológica. Nas crises é importante consultar o médico dermatologista ou o infectologista para o tratamento adequado. Abraços.

Rafael

Olá, boa tarde Dra. Estou a seis meses tendo crises seguidas de herpes genitais, é sarando e voltando, já sei que não tenho problemas imunológicos, faço uso freqüente de aciclovir pomada, mas não tem ajudado muito. O que devo fazer?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rafaela, como explica a especialista Dra. Juliana Fonte “No caso de crises recorrentes ou muito extensas, é importante procurar um médico para investigar se não apresenta nenhuma deficiência de imunidade ou doença mais grave que possa estar causando uma baixa imunidade”. Abraços.

eduardo

ola doutora me ajude por favor tenho crise de herpes genital quase todas semanas as vezes nem curo uma totalmente ja aparece outra sera que estou com cancer ouo alguma doenca crave ah uma vez em abril me deu um herpes no rosto so q curou e nao apareceu mais gacas a deus 6 meses foi mas a genital e toda hora as crises sao leves as vezes nem ferida abre mas e seguidas ah tbm nao tomo aciclovir estou tentanto fazer q meu sistema consiga se defender nao sei se faco certo ou devo voltar a tomar o remedio tomei so 60 comprimidos em 2 anos

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Eduardo, como explica a especialista Dra. Juliana Fonte “No caso de crises recorrentes ou muito extensas, é importante procurar um médico para investigar se não apresenta nenhuma deficiência de imunidade ou doença mais grave que possa estar causando uma baixa imunidade”. Abraços.

Talitha

Boa noite!!Eu tenho herpes genital ha uns tres anos e de uns oito meses pra ca tenho crises recorrentes todo mês não sei mas o que fazer.Me ajude!.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Talitha, como explica a especialista Dra. Juliana Fonte “No caso de crises recorrentes ou muito extensas, é importante procurar um médico para investigar se não apresenta nenhuma deficiência de imunidade ou doença mais grave que possa estar causando uma baixa imunidade”. Abraços.

Raquel

Tive algo parecido com herpes há quinze anos atrás. Foram 3 crises seguidas num período de 8 meses. Em 2015 senti algo parecido mas não chegou a aparecer a bolinha e nem sentir dor. Apenas uma irritação como se fosse um corte na um arranhão. Posso considerar isso como herpes?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Raquel, procure realizar uma consulta com o médico dermatologista para que ele faça o diagnóstico correto. Abraços.

Camila

Nossa que respostas horríveis. Quem procura site quer ter uma resposta concreta. “Procure um médico “. Pra que inserir campo de comentários se não pode expor possíveis soluções?!??? Não gostei!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Camila e Fernanda, a intenção das matérias é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. No entanto, somente o médico é o profissional habilitado para avaliar a queixa do paciente e prescrever o tratamento adequado. Abraços.

Fernanda

Desculpe-me, mas concordo com a Camila, pois se a Drª não pode responder torna-se desnecessário este espaço, pois estamos em busca de esclarecimentos.

Nadja

Dra. Por favor me ajude um item fui dormi e acordei com um herpes em cima da minha boca e ele está trazendo enfraquecimento do no meu corpo e arde todos os dias o que devo fazer

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Nadja, nas crises é importante consultar o médico dermatologista ou o infectologista para o tratamento adequado. Abraços.

Gustavo

Pessoal achando que internet é consultório, como uma médica pode responder se suas crises são decorrentes de doença grave,estresse, exposição excessiva ao sol, sem exames e aprofundamento no caso impossíveis de se fazer via comentários de internet.

Fran

Eu tenho a genital, e agora durante a amamentação eu tenho crises recorrentes, é muito desconforto.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Fran, faça uma consulta com a dermatologista/infectologista para que ela indique um tratamento que diminua ou elimine os sintomas. Melhoras.

Carolina

Oi, eu tenho crise de herpes labial todo mês, tenho problemas com ansiedade, o que eu faço pra reduzir essa crise… Me incomoda muito

Geni

Olá Dra. Juliana, Não tenho herpes, apenas aparece nas nádegas quando tomo medicamentos , para colesterol, vitamina D, ômega 3, antinflamatórios em geral, anador, zinpass, e outros… medicamentos. Ai sim tenho crises de herpes devido aos medicamentos, se não tomo nenhum medicamento não tenho herpes, enfim… descobri que cada organismo é um organismo, e não se trata de imunidade baixa, porque não tenho imunidade baixa, somente qdo tomo medicamentos. A Sra. acha que esses medicamentos podem causar herpes? Obs: Não tenho herpes nem labial, nem genital, somente nas nádegas. Espero sua resposta. Obrigada..

Mariana

Boa noite a herpes sempre aparece as coisasBolinhas agrupadas? Ou as bolinhas podem.ser aleatória?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Mariana, o herpes é uma infecção causada pelo vírus herpes simples e provoca coceira e o surgimento de bolhas e feridas, que são caracterizadas pela presença de pequenas bolhas agrupadas que podem aparecer em qualquer parte do corpo. Você pode realizar uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Andry

Oi boa noite , estou tendo herpes todos os meses e agora piorou minha boca fica muito enchada oque devo fazer ????

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Andry, em casos de crises recorrentes você deve consultar o médico. Melhoras.

Day

Gente toma Lisina é um suplemento alimentar que é eficaz nesse casoFaz um tratamento de 1 ano com 1m por dia.

Marcia

OláApareceu uma ferida genital em mim,a médica falou que pode ser herpes.me passou uma pomada ,tomei aciclovir em comprimido e nada. Veio em forma de nodulo pequeno que se transformou em uma ulcera com erupções. Já tenho 1 mês e pouco .E ela ainda não cicatrizou ,apesar de não aparecer mais erupções. E normal durar muito tempo e demorar para cicatrizar por ser a primeira aparição?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marcia, na primeira vez que surgem, os sintomas são mais intensos e o paciente pode apresentar até mesmo febre. Em alguns casos leves, as lesões tendem a desaparecer sozinhas, mas em outros, mais graves ou com episódios de crise mais demorados, é necessário intervir. Marque uma consulta com o dermatologista para que ele possa avaliar as lesões e assim te orientar. Abraços.

Kallyne

Oi bom dia, dentro de uma semana tive herpes duas vezes aeguidas sanado uma e tendo outro logo em seguida oque pode ser fui no ginecologista e ele mim falou cm estou cm uma inflamação estou tomando medicamento pode srr esse o motivo ou posso esta cm alguma doença?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Kallyne, sim, segundo pesquisas o herpes não tem cura, ele permanece no organismo reaparecendo com a queda da imunidade. Abraços.

jonas

boa noite, as bolhas da herpes pode tanto aparecer agrupadas quanto separas (espalhadas) não tem cura, a primeira crise é a mais intensa, pode durar até 20 dias, a recorrência dura menos tempo, em media 7 dias, usa-se acilovir 200mg no tratamento, podendo ser primo infecção uso de 2 comprimidos de 8/8 horas por 7 dias e nas infecções recorrentes usa-se por 5 dias. obs: em crise que não passa é indicado um outro tratamento que dura 6 meses, porem dever ser acompanhado por um médico.

elyssa

eu teve uma crise de herpes genital e tomei o remedio o por sete dias fiquei boa agora não ta nem com uma semana ja to com crise herpes na boca e pode ficar tomando o remédio as pílulas toda vez que eu tiver crise???

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Elyssa, o ideal é sempre consultar o médico antes de tomar o medicamento. Abraços.

Larissa

Boa tarde … Eu estou gestante de 6 messes e estou tendo ver se de herpes toda semana são bem pequenas as bolhas mais incômoda muito mal sara uma já sai outra tô muito mal com isso não sei o que fazer tem um mês que tô assim já

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Larissa, marque uma consulta com o obstetra que está acompanhando sua gestação, ele poderá indicar o tratamento adequado para você. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.