Herpes: você tem crises recorrentes? Procure um médico!


  • +A
  • -A
Imagem do post Herpes: você tem crises recorrentes? Procure um médico!

O herpes é uma infecção causada pelo vírus herpes simples e tem coceira, ardência, feridas e bolhas na região genital e da boca como seus principais sinais e sintomas. Um dos maiores problemas do herpes é que não há uma cura para o vírus e, depois de infectados, os pacientes podem ter crises recorrentes ao longo da vida.

Crises frequentes podem indicar doenças do sistema imunológico


A volta dos sintomas do herpes varia muito de uma pessoa para outra. “Alguns pacientes têm uma ou outra crise por ano mas, por outro lado, há pacientes que têm cerca de duas a três crises por mês”, afirma a dermatologista Juliana Fonte. Diferentemente da primeira crise, as recidivas não costumam provocar febre.

Uma frequência muito alta de episódios do herpes deve servir de alerta aos pacientes. “No caso de crises recorrentes ou muito extensas, é importante procurar um médico para investigar se não apresenta nenhuma deficiência de imunidade ou doença mais grave que possa estar causando uma baixa imunidade”, explica a especialista.

Estresse pode provocar retorno dos sintomas do herpes


Além das doenças que enfraquecem o sistema imunológico, como gripes e resfriados, outros fatores que favorecem o surgimento de crises de herpes são exposição excessiva à luz solar, traumas locais, hipo ou hipertermia e grandes níveis de ansiedade e estresse. Para preveni-las, é importante usar hidratantes labiais com filtro solar, manter as narinas hidratadas, manter uma alimentação saudável e evitar os fatores citados.

De acordo com Juliana, as crises recorrentes podem ser tratadas por um período de cerca de seis meses. O tratamento pode ser feito com medicações antivirais e outras que atuam aliviando os sintomas da infecção. Também é possível recorrer à lisina, um aminoácido que ajuda a prevenir novas crises de herpes.

Dra. Juliana Fonte é dermatologista formada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM-RS: 32136 –  www.julianafonte.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Herpes: você tem crises recorrentes? Procure um médico!"

carlos

Boa tarde, eu tenho os 2 tipos , mas quando fico estressado apenas o genital de manifesta, a boca nunca se manifesta se eu usar filtro solar, se o problema é o sistema imunológico, porque só um se manifesta?

Cuidados Pela Vida

Oi Carlos, a volta dos sintomas do herpes varia muito de uma pessoa para outra. O mecanismo exato que determina essa reativação é desconhecido, porém é frequentemente associado à diminuição da resposta imunológica. Nas crises é importante consultar o médico dermatologista ou o infectologista para o tratamento adequado. Abraços.

Rafael

Olá, boa tarde Dra. Estou a seis meses tendo crises seguidas de herpes genitais, é sarando e voltando, já sei que não tenho problemas imunológicos, faço uso freqüente de aciclovir pomada, mas não tem ajudado muito. O que devo fazer?

Cuidados Pela Vida

Oi Rafaela, como explica a especialista Dra. Juliana Fonte “No caso de crises recorrentes ou muito extensas, é importante procurar um médico para investigar se não apresenta nenhuma deficiência de imunidade ou doença mais grave que possa estar causando uma baixa imunidade”. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.