Pacientes com esquizofrenia podem ter múltiplas personalidades?


  • +A
  • -A

Pacientes com esquizofrenia apresentam alteração importante de comportamento, principalmente no que diz respeito às interações sociais. Eles podem acabar mudando características de suas personalidades em função do efeito da doença em suas mentes, mas não chegam a apresentar diversas personalidades ao mesmo tempo.  

 

Mudanças de comportamento dos pacientes são mais notáveis nos períodos de crise

 

“Quem tem esquizofrenia não apresenta personalidades múltiplas. O que pode acontecer é os pacientes terem um comportamento diferente nos períodos mais complicados, tendo em vista que a doença em questão é crônica, ou seja, cursa com períodos de estabilização e crises”, afirma o psiquiatra Alexandre Proença.

Segundo o especialista, pacientes estabilizados costumam ser calmos e cooperativos, mas quando estão em crise podem se tornar agressivos e intolerantes. “Essa mudança de comportamento tem mais a ver com alterações do pensamento (sensopercepção) e impulsividade do que com mudanças na personalidade”, explica Proença.

 

Sintomas da esquizofrenia apontam para mudanças de comportamento e personalidade

 

A esquizofrenia piora significativamente a capacidade e a vontade de interação social do paciente, que costuma preferir o isolamento. Esse aspecto da doença está bastante ligado às mudanças de comportamento e personalidade experimentadas pelo indivíduo que sofre com o quadro, tendo em vista que um sujeito antes desinibido e comunicativo pode acabar se tornando o oposto disso.

Outros sintomas da esquizofrenia também influenciam mudanças relevantes de comportamento e personalidade, como irritabilidade; agressividade; capacidade intelectual/cognitiva prejudicada; perda de interesse e prazer em todas as atividades, inclusive as que antes despertavam prazer; isso sem falar nas alucinações e delírios.  

 

Dr. Alexandre Proença é psiquiatra, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) atende em Niterói e São Gonçalo (RJ). CRM-RJ: 52905674 – Site oficial

 

Foto: Shutterstock

TAGS
esquizofrenia
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Pacientes com esquizofrenia podem ter múltiplas personalidades?"

Romildo

Dr Alexandre, minha mãe está tomando QuetXR de 50mg e Oxalato de escitalopram, acredito que ela não é esquizofrênica, porque foi dado esse diagnóstico????

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Romildo, é complicado passar algum tipo de orientação sem conhecer o caso clínico de sua mãe. Na próxima consulta converse com o médico dela para que ele possa esclarecer suas dúvidas. Abraços.

Eliane

Gostaria de saber se, uma vez diagnosticada a esquizofrenia, ela pode ter manifestações referentes à outras doenças psiquiátricas, como por exemplo Transtorno de Humor.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Eliane, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/esquizofrenia/esquizofrenia-pode-causar-outras-doencas-psicologicas
Abraços.

Lucas

Sou muito atarefado. Tenho grande dufuculdade de focar em um objetivo ou seja, nao consigo establecer priiridades e acabo desanimando ao ponto de abandonar tudo e até por dormir quando percebo que tudo piorou. Me da uma crise de irritabilidade que passo a agredir com palarras a quem julgo ser responsavel pela situação caótica que acava acontecendo. Isto é um princípio ou estabelecimento de uma crise psicótica?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lucas, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.