Pacientes com esquizofrenia podem ter múltiplas personalidades?


  • +A
  • -A
Imagem do post Pacientes com esquizofrenia podem ter múltiplas personalidades?

Pacientes com esquizofrenia apresentam alteração importante de comportamento, principalmente no que diz respeito às interações sociais. Eles podem acabar mudando características de suas personalidades em função do efeito da doença em suas mentes, mas não chegam a apresentar diversas personalidades ao mesmo tempo.  

 

Mudanças de comportamento dos pacientes são mais notáveis nos períodos de crise

 

“Quem tem esquizofrenia não apresenta personalidades múltiplas. O que pode acontecer é os pacientes terem um comportamento diferente nos períodos mais complicados, tendo em vista que a doença em questão é crônica, ou seja, cursa com períodos de estabilização e crises”, afirma o psiquiatra Alexandre Proença.

Segundo o especialista, pacientes estabilizados costumam ser calmos e cooperativos, mas quando estão em crise podem se tornar agressivos e intolerantes. “Essa mudança de comportamento tem mais a ver com alterações do pensamento (sensopercepção) e impulsividade do que com mudanças na personalidade”, explica Proença.

 

Sintomas da esquizofrenia apontam para mudanças de comportamento e personalidade

 

A esquizofrenia piora significativamente a capacidade e a vontade de interação social do paciente, que costuma preferir o isolamento. Esse aspecto da doença está bastante ligado às mudanças de comportamento e personalidade experimentadas pelo indivíduo que sofre com o quadro, tendo em vista que um sujeito antes desinibido e comunicativo pode acabar se tornando o oposto disso.

Outros sintomas da esquizofrenia também influenciam mudanças relevantes de comportamento e personalidade, como irritabilidade; agressividade; capacidade intelectual/cognitiva prejudicada; perda de interesse e prazer em todas as atividades, inclusive as que antes despertavam prazer; isso sem falar nas alucinações e delírios.  

 

Dr. Alexandre Proença é psiquiatra, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) atende em Niterói e São Gonçalo (RJ). CRM-RJ: 52905674 – Site oficial

 

Foto: Shutterstock

TAGS
esquizofrenia
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Pacientes com esquizofrenia podem ter múltiplas personalidades?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.