Se não pego muito sol no dia a dia, devo suplementar a vitamina D?


  • +A
  • -A

A vitamina D está presente em diversos alimentos, os quais são essenciais para a obtenção desse importante nutriente. Contudo, a alimentação não é a principal fonte de vitamina D. A melhor maneira de contar com a mesma é o contato com os raios solares. Aqueles que não conseguem se expor adequadamente ao sol no dia a dia, devem compensar com a alimentação e com os suplementos.  

Suplementação é fundamental pois apenas a alimentação não garante níveis suficientes de vitamina D

“A suplementação é sim indicada para as pessoas que não conseguem pegar uma quantidade satisfatória de sol por dia. Até porque, através apenas da alimentação não é possível atingir as dosagens recomendadas. Vale ressaltar que a vitamina D produzida na pele com a participação solar é a mais importante para o corpo”, afirma a nutricionista Carla Cotta.

Segundo a especialista, a suplementação deve ser feita com acompanhamento de um nutricionista ou médico e, sempre que possível, fracionada. “Alguns estudos apontam que a suplementação deve ser fracionada, sendo melhor que tomadas únicas de altas doses uma vez ao mês ou na semana”, informa.

Vitamina D produzida com ajuda do sol representa até 90% do total consumido

Para se ter uma ideia, a vitamina D produzida pela pele representa cerca de 90% do total consumido pelo organismo, enquanto a alimentação fica encarregada dos outros 10% apenas. A etapa inicial no processo de síntese endógena da vitamina D se inicia na pele, através dos raios solares UVB. Portanto, banhos de sol diários são vitais para garantir boa quantidade do nutriente, que é essencial para a saúde óssea, principalmente. 

É importante salientar que a exposição ao sol deve, preferencialmente, acontecer sem a proteção de filtro solar para que a produção endógena de vitamina D aconteça. Através do sol, 80 a 90% da vitamina D é produzida. “Dependendo do tipo de pele, 15 minutos com boa área exposta já seria suficiente. Mas é importante avaliar cada caso com o conselho de um médico”, recomenda a especialista.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Carla Cotta

Carla Cotta

Nutrição

CRM: CRN-4 02100097 / RJ

TAGS
suplementos
vitamina-d

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Se não pego muito sol no dia a dia, devo suplementar a vitamina D?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.