A osteoporose atinge todos os ossos igualmente?


  • +A
  • -A

A osteoporose se caracteriza pela perda da massa óssea de forma geral no corpo, embora algumas regiões sejam mais afetadas, dependendo de cada caso. Como a doença é crônica, a fragilização dos ossos piora gradativamente, mas o tratamento adequado ajuda a frear a velocidade desse processo de desgaste.

 

Atuação da osteoporose nos ossos do corpo

 

A osteoporose é uma doença sistêmica, ou seja, atinge o corpo como um todo. Mas mesmo assim é comum encontrarmos pacientes que têm um grau de osteoporose pior na coluna lombar do que no fêmur proximal, ou o contrário, por exemplo. Isso vai depender da constituição física e das atividades de cada paciente”, explica o ortopedista João Manoel Fonseca Filho.

Segundo o médico, a osteoporose pode ser fruto de uma falha da produção do osso saudável por deficiência de cálcio e vitamina D; alteração na produção de hormônios; presença de doenças crônicas; e aumento da reabsorção óssea, realizada por uma célula chamada osteoclasto. “Portanto, a diminuição da produção de matriz óssea e o aumento da reabsorção do osso já produzido podem causar a osteoporose”, explica.

 

Tratamento da osteoporose

 

O tratamento da osteoporose pode contar com o uso de medicamentos específicos, que atuam igualmente nos ossos do corpo todo. “De maneira geral os medicamentos para osteoporose atuam em todos os ossos de forma igual, mas ainda são necessários mais estudos para definir com maior precisão quais são os ossos que respondem melhor ou pior a cada tratamento”, afirma Fonseca.

Existem diversos tratamentos para a osteoporose e cada um desempenha um papel específico. Há os suplementos minerais e de vitaminas que estimulam a construção óssea; os hormônios que atuam no metabolismo do osso; e as medicações que controlam as células que destroem o osso. “Essas medicações evitam que a osteoporose piore e também possibilitam a melhora da qualidade óssea”, completa o especialista.

 

Dr. João Manoel Fonseca Filho é ortopedista e traumatologista e especialista em cirurgia do ombro e cotovelo pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). CRM-SP: 131356

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

8 comentários para "A osteoporose atinge todos os ossos igualmente?"

kelma maria marson bernardet

Tenho 70 anos e durante 30 anos, para evitar a osteoporose, sempre sob orientação médica, seja do reumatologista seja da ginecologista, tomei um medicamento chamado alendronato de sódio para fixar o cálcio nos ossos, porque de acordo com os médicos meu cálcio tinha a tendência de ir para o sangue e não para os ossos. Acontece que há um ano quebrei o fêmur bem no meio da perna. O ortopedista que fez a cirurgia disse que a fratura é resultado do excesso de alendronato e que o osso tinha se vitrificado, efeito contrário à osteoporose. Há um mês fui submetida a uma nova cirurgia para colocação de enxerto ósseo por conta de uma pseudoartrose. Estou em recuperação aguardando a formação do calo ósseo.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Kelma, desejamos sucesso em sua recuperação.

Missae Sakurada Bonaparte

A injeção Aclasta ( ácido zoledronico) cura a osteoporose?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Missae, não temos como esclarecer dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Aclasta pois ele não é fabricado pelos Laboratórios Aché ou Biosintética. Realize uma consulta com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá te orientar. Abraços.

Carmem

Meu nome é Carmem, tenho 62 anos e há seis anos passei por um tratamento oncológico com 33 sessões de radioterapia. Tive um carcinoma ductal invasivo em fase inicial. De uns anos para cá tenho sentido muita dor nos ossos.Fiz um raio x , e foi detectado uma fragilidade óssea. o ortopedista que me assiste, receitou-me Osteoban – um comprimido mensal. Gostaria de saber se somente o uso desse medicamento é capaz de estagnar o processo da osteoporose. Obrigada!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Carmem, os pacientes cadastrados no medicamento Osteoban possuem um benefício a mais, um acompanhamento de farmacêuticos e enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Osteoban. Abraços.

Vera lucia rodrigues alves

Bom dia! Tenho osteopenia, osteoporose, hernia de disco e artrose na lombar, e a xada dia sinto muiras dores. Meu médico paasou aledronato de sódio mas não sinto melhoras nenhuma. Sou de alagoas mas no momento estou no interior de sao paulo. Será que as dores que me consomem a cada dia tem haver co o clima?Em alagoas o clima é muito quente e em São paulo frio e senti uma mudança terrível. Muitas dores em todos os ossos. Gostaria de saber onde é que Dr. João Manoel atende? E o preço da consulta. Meus agradecimentos.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Vera Lucia, o Dr. João Manoel Fonseca Filho atende em São Paulo. Segue o link de contato: http://ortopedistadoombro.com.br/
Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.