Osteoporose: é possível fraturar ossos sem sofrer um acidente?


  • +A
  • -A

A osteoporose consiste em uma perda gradativa de massa óssea à medida em que se envelhece, segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Sendo assim, pessoas idosas têm maiores riscos de sofrerem fraturas, o que não precisa de um acidente significativo para ocorrer. Um simples esbarrão pode ser o suficiente, dependendo do nível de fragilidade dos ossos.

Tratamento é fundamental para evitar fratura dos ossos


“A fratura em um paciente com osteoporose pode ocorrer nos casos mais graves de forma silenciosa, mediante trauma mínimo. Os fatores associados às fraturas osteoporóticas são a falência em desenvolver ou manter o esqueleto saudável, o aumento da reabsorção óssea, a diminuição da formação óssea e/ou o aumento do risco de quedas”, explica o geriatra Ricardo Komatsu.

Como o paciente com osteoporose fica muito vulnerável às fraturas, as quais podem ser muito perigosas – até mesmo letais – o ideal é que ele esteja engajado em um tratamento contínuo que o ajude a retardar o processo de desgaste ósseo e também a fortalecer sua massa óssea. Isso é feito com a utilização de medicamentos específicos e suplementação de nutrientes importantes como cálcio e vitamina D, caso exigido pelo médico.

“O tratamento objetiva não só o aumento da massa óssea, mas a diminuição da ocorrência de fraturas. Os medicamentos mais importantes no tratamento da osteoporose, por sua eficácia comprovada e acesso mais fácil, são aqueles que reduzem o risco de fraturas vertebrais e não vertebrais. Em alguns pacientes, esse efeito já é percebido nos primeiros 6 a 12 meses e assim passa a ser mantido ao longo de anos”, informa o especialista.

Cuidados na rotina para evitar quedas e fraturas causadas pela osteoporose


Por mais que seja fundamental o fortalecimento da estrutura óssea com o tratamento medicamentoso, ainda assim é necessário evitar as fraturas. Portanto, recomenda-se adotar na rotina alguns
cuidados que ajudem a impedir situações de fraturas, como as quedas. No caso dos idosos, as quedas tendem a ser bem mais frequentes, então é importante, por exemplo, ter corrimão no banheiro e em outras partes da casa para apoio, textura antiderrapante em pisos e evitar tapetes para que o idoso não escorregue.  

 

Dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia: https://sbgg.org.br/osteoporose-a-doenca-silenciosa/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Ricardo Komatsu

Dr. Ricardo Komatsu

Geriatria

CRM: 56604 / SP

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Osteoporose: é possível fraturar ossos sem sofrer um acidente?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.