Osteoporose pode causar dor nos pacientes?


  • +A
  • -A

A osteoporose consiste na perda de massa óssea, o que significa que os ossos ficam mais frágeis e propensos a fraturas em qualquer tipo de queda. Além desta fragilização, outros sintomas são relevantes no quadro, como, por exemplo, a dor. Este incômodo tende a aparecer quando a doença atinge um patamar de maior gravidade.  

 

Tratamento para controlar a dor causada pela osteoporose

 

“A dor no paciente diagnosticado com osteoporose se justifica por conta das microfraturas crônicas que ocorrem com o agravamento da doença, principalmente na coluna. Estas alterações causam instabilidade na postura e exigem maior esforço dos músculos e ligamentos, o que intensifica o ciclo de dor”, explica a ginecologista Fernanda Torras.

Dentro do tratamento da osteoporose, há medidas dedicadas exclusivamente ao controle da dor, com o intuito de fazer com que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida durante o processo. “O tratamento visa promover alívio nas crises de dor aguda por meio de analgésicos, relaxantes musculares e, em alguns casos, anti-inflamatórios”, afirma a ginecologista. É importante destacar que você não deve, em hipótese alguma, se automedicar, ou seja, é fundamental procurar um médico para que ele guie o melhor curso para o tratamento.

 

Medidas que ajudam a aliviar as dores

 

Além dos medicamentos utilizados para tratamento da osteoporose, os quais são capazes de retardar o processo de perda de massa óssea e, mais especificamente, inibem a reabsorção do tecido ósseo, algumas medidas no dia a dia podem melhorar o quadro álgico desses pacientes, que não devem, em hipótese alguma, abandonar o tratamento medicamentoso sem a autorização do médico. “Usar almofadas, travesseiros e colchões adequados, colocar compressas de calor no local, realizar fisioterapia postural e praticar regularmente exercícios físicos que visam o fortalecimento muscular são algumas medidas importantes”, completa a profissional.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Fernanda Torras

Dra. Fernanda Torras

Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 130332 / SP

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Osteoporose pode causar dor nos pacientes?"

Rita de Cassia de moraes monteiro

Eu entrei na menopausa precoce com 29 anos tomei muito aletronato que causou poblemas no fígado e outras coisas!!!! sinto muita dor na coluna pernas pés resumindo o corpo todo é muito triste isso os remédios são caros de mais hoje eu não tomo nada por condições financeiras mesmo

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rita, conforme informado na matéria a dor no paciente diagnosticado com osteoporose se justifica por conta das microfraturas crônicas que ocorrem com o agravamento da doença, principalmente na coluna. Estas alterações causam instabilidade na postura e exigem maior esforço dos músculos e ligamentos, o que intensifica o ciclo de dor. O acompanhamento com o profissional especializado é importante para combater os sintomas da doença de forma completa e eficaz. Até a próxima.

Maria Celia Fernandes Soares

Gostaria de ssber qusl o melhor remédio para osteoporose

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria. A indicação do medicamento e tratamento, só é possível diante de uma consulta presencial. Assim é possível identificar o tratamento mais eficaz e trazer grande melhora na sua qualidade de vida. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.