Osteoporose pode causar dor nos pacientes?


  • +A
  • -A

A osteoporose consiste na perda de massa óssea, o que significa que os ossos ficam mais frágeis e propensos a fraturas em qualquer tipo de queda. Além desta fragilização, outros sintomas são relevantes no quadro, como, por exemplo, a dor. Este incômodo tende a aparecer quando a doença atinge um patamar de maior gravidade.  

 

Tratamento para controlar a dor causada pela osteoporose

 

“A dor no paciente diagnosticado com osteoporose se justifica por conta das microfraturas crônicas que ocorrem com o agravamento da doença, principalmente na coluna. Estas alterações causam instabilidade na postura e exigem maior esforço dos músculos e ligamentos, o que intensifica o ciclo de dor”, explica a ginecologista Fernanda Torras.

Dentro do tratamento da osteoporose, há medidas dedicadas exclusivamente ao controle da dor, com o intuito de fazer com que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida durante o processo. “O tratamento visa promover alívio nas crises de dor aguda por meio de analgésicos, relaxantes musculares e, em alguns casos, anti-inflamatórios”, afirma a ginecologista. É importante destacar que você não deve, em hipótese alguma, se automedicar, ou seja, é fundamental procurar um médico para que ele guie o melhor curso para o tratamento.

 

Medidas que ajudam a aliviar as dores

 

Além dos medicamentos utilizados para tratamento da osteoporose, os quais são capazes de retardar o processo de perda de massa óssea e, mais especificamente, inibem a reabsorção do tecido ósseo, algumas medidas no dia a dia podem melhorar o quadro álgico desses pacientes, que não devem, em hipótese alguma, abandonar o tratamento medicamentoso sem a autorização do médico. “Usar almofadas, travesseiros e colchões adequados, colocar compressas de calor no local, realizar fisioterapia postural e praticar regularmente exercícios físicos que visam o fortalecimento muscular são algumas medidas importantes”, completa a profissional.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Fernanda Torras

Dra. Fernanda Torras

Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 130332 / SP

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Osteoporose pode causar dor nos pacientes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.