Osteoartrite: entenda como a doença em um joelho pode atingir o outro


  • +A
  • -A
Imagem do post Osteoartrite: entenda como a doença em um joelho pode atingir o outro

Conforme o corpo envelhece, o organismo perde a capacidade de repor as células do esqueleto, que se desgastam e se perdem. Nas articulações, esse processo pode dar origem a uma doença que recebe o nome de osteoartrite, mas que também pode ser chamada de artrose ou osteoartrose.

Trata-se do desgaste da cartilagem que reveste as articulações e que pode provocar deformações nos ossos. Qualquer região do corpo pode ser afetada, mas algumas apresentam a doença com mais frequência. Os quadris, os joelhos, os ombros e a coluna são as áreas mais atingidas pela osteoartrite.

Pressionando o joelho vizinho

“A osteoartrite no joelho pode ou não ocorrer nos dois joelhos. Depende da etiologia da doença, mas é mais comum apenas um ser afetado”, afirma o ortopedista Lucio Nakada. Para os joelhos, o sobrepeso e a obesidade são dois dos principais fatores de risco para o surgimento da doença, já que a região é sobrecarregada e o desgaste é mais intenso.

No entanto, os pacientes com apenas um joelho afetado precisam estar atentos para que a doença não passe a atingir também o outro joelho. “Quando ocorre o acometimento de um joelho, o outro acaba sendo sobrecarregado pela dor e limitação, podendo provocar o desenvolvimento da osteoartrite”, explica Nakada.

As complicações da doença

As consequências da doença são piores para os idosos, um dos grupos mais afetados pela osteoartrite. A dor, o inchaço e o bloqueio dos movimentos das articulações fazem com que os idosos percam massa muscular. Há uma piora na qualidade de vida, aumentam as chances de osteoporose e de ocorrência de fraturas, podendo levar à morte.

Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Osteoartrite: entenda como a doença em um joelho pode atingir o outro"

Lidia Alice

Estou gostando muitos de ler e entender melhor sobre o problema que tenho, obrigada.

Tânia Soares

As informações contidas neste site, são muito esclarecedoras, porque tem uma linguagem simples, de fácil compreensão.Parabéns pelas matérias.Obrigada.

Cuidados Pela Vida

Olá Tânia, ficamos felizes por você ter apreciado as matérias. Nossa intenção é essa mesmo, que todos possam ter acesso a informação e assim cuidar da saúde. Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.