Qual médico é o ideal para realizar o acompanhamento do seu quadro de osteoporose?

  • +A
  • -A

Apesar de ser uma doença ligada à parte óssea, a osteoporose não é tratada apenas pela ortopedia. Existem outras especialidade indicadas nesse sentido que você pode e deve buscar. Isso porque a perda de massa óssea (que resulta em fragilidade dos ossos e aumento dos riscos de fraturas) comum ao quadro ocorre por diferentes motivos e disfunções do organismo.

Várias são as especialidades que cuidam da osteoporose, então é difícil determinar qual a ideal. Posso citar a endocrinologia, reumatologia, ginecologia e gerontologia, principalmente. A ortopedia entra na lista também, por conta do grande número de fraturas que podem ser ocasionadas em função da doença”, comenta o ginecologista Enio Talma Ferreira.

 

Ginecologia, endocrinologia e reumatologia se destacam no tratamento de osteoporose

 


Segundo o médico, sua especialidade, a ginecologia, é uma boa opção no tratamento da osteoporose porque a maioria dos pacientes com a doença são mulheres,
especialmente após a menopausa. As mudanças hormonais nesta fase contribuem para isso. “Na ginecologia encontra-se um grande arsenal preventivo durante o período climatério pré e pós menopáusico, com grande sucesso”.

Ele destaca também a endocrinologia e reumatologia, pelo fato de ambas cuidarem do metabolismo e controlarem a doença em si de uma maneira mais específica. “Por conta dos efeitos da osteoporose, podem ser necessários ainda fisioterapeutas, psicólogos, neurologistas e médicos voltados para o combate à dor”, completa.

 

Atuação dos médicos no tratamento da osteoporose

 


A participação do médico no tratamento da osteoporose
, independente da especialidade, também é comentada pelo ginecologista. “A conduta médica vai depender se existe ou não uma doença instalada e se ela é inicial ou avançada. O profissional pode atuar na reposição, tratamento e controle, o qual pode ser clínico (com auxílio radiológico) ou por densitometria óssea”, conclui Rezende.

Foto: Pixabay

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Enio Talma Ferreira de Rezende

Dr. Enio Talma Ferreira de Rezende

Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 9978 / MG

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Qual médico é o ideal para realizar o acompanhamento do seu quadro de osteoporose?"

paulo peixoto

gostaria de saber qual o medico que possa passar a injeção de tratamento da osteriopose ou osteopenia, com o medicamento TERIPARATIDA – que ajuda a formação dos ossos sem inibir os osteoclasse, e sim incentivando a fabricação junto ao osteoblastos.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.