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Magnésio: Saiba a importância dessa substância para a saúde dos ossos


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Ossos fortes são sinônimo de uma dieta rica em cálcio e de um bom aproveitamento desse nutriente. Mas, apesar de ser fundamental para a saúde do corpo e para a qualidade de vida, o cálcio não é a única substância importante para a formação e a manutenção do esqueleto humano. O magnésio, um mineral presente em diversas frutas, legumes e peixes, também é extremamente importante para a saúde dos ossos.

Magnésio é importante para a formação dos ossos


“O magnésio realiza diversas funções na constituição óssea e uma delas é ser o parceiro perfeito para a incorporação do cálcio nos ossos. Eles ‘trabalham’ em sinergia”, afirma a nutricionista Carla Cotta. Enquanto o cálcio é encontrado principalmente no leite e nos produtos derivados, o magnésio está presente em uvas, bananas, abacates, peixes e batatas e, assim como o cálcio, em vegetais de folhas verde-escuras.

Quem não consome a substância em quantidades adequadas pode enfrentar problemas, como o rápido enfraquecimento dos ossos. Como forma de compensar essa falta, alguns nutricionistas podem recomendar a suplementação, para evitar problemas na mineralização dos ossos.

Alimentos ricos em vitamina D, fosfato e silício também são fundamentais


Além do magnésio, outra substância importante é a vitamina D, que atua em conjunto com o fosfato no metabolismo de deposição de cálcio no esqueleto. A vitamina D, segundo a nutricionista, é essencial para a mineralização óssea e manutenção adequada de minerais circulando na corrente sanguínea. O silício é outra substância que faz parte da composição dos ossos.

Esses nutrientes também são adquiridos por meio da alimentação. “A vitamina D é encontrada em manteigas e alimentos de origem animal, como atum, sardinha, gema de ovo e fígado de boi, ou em vegetais, que também são fonte de vitamina D e muitos não sabem”, diz Carla. O fosfato está disponível em sementes, como de abóbora e girassol, e o silício no espinafre, vagem, pepino e aveia.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Carla Cotta

Carla Cotta

Nutrição

CRM: CRN-4 02100097 / RJ

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alimentacao
calcio
ossos
osteoporose
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4 comentários para "Magnésio: Saiba a importância dessa substância para a saúde dos ossos"

Marta

Faço uso do Cloreto de Magnésio, mas como todo bem brasileiro, me automediquei e não sei se estou tomando a dose certa 🤷🏼‍♀️

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Marta, não aconselhamos a automedicação, sempre busque orientação médica para saber a dosagem correta e o tempo de tratamento. Até a próxima.

Sônia Mendes Pimentel

Gosto de assuntos relacionados à alimentação. Faço uso do cloreto de magnésio há alguns anos recomendado pelo meu médico homeopata, e minha alimentação é natural desde nova. Não como carne nenhuma, porém todas as folhas, leguminosas, arroz integral e às vezes ovos cozidos caipira. Obrigada pelas dicas. Sonia.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sônia, ficamos felizes em saber do seu empenho em manter uma alimentação equilibrada e saudável. Continue por aqui para ter acesso a mais informações relacionadas a alimentação. Até a próxima!

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