Doença silenciosa: a osteoporose causa dor nos ossos?

  • +A
  • -A

Parte da importância da presença do cálcio na alimentação vem da necessidade proteger e fortalecer o esqueleto. Com o avanço da idade, o organismo perde a importante capacidade de repor a quantidade necessária de minerais que compõem a estrutura óssea e ajudam a garantir a integridade dos ossos.

Osteoporose causa dor quando há fraturas

 

A diminuição de minerais nos ossos recebe o nome de osteoporose. Trata-se de uma doença silenciosa, que atinge principalmente mulheres depois do período da menopausa. “A osteoporose em fase inicial não causa dor. Porém, pode provocar o surgimento de microfraturas capazes de causar dor”, explica o ortopedista Mauricio Raffaelli.

As fraturas são as principais complicações da doença. Os ossos se tornam tão frágeis que simples movimentos com o corpo, como agachar ou subir uma escada podem danificá-los. Entre as possíveis consequências estão deformidades na coluna e na postura, sobrecarga dos músculos e das articulações, além de dores intensas nas áreas atingidas.

Mulheres depois da menopausa são as mais atingidas pela osteoporose

 

Como pacientes com osteoporose sentem dor apenas quando a doença já está avançada e provocando fraturas, é importante ficar de olho nos fatores de risco. “Pessoas com antecedente familiar de osteoporose, pessoas de descendência caucasiana, pessoas que não tomam sol e que não fazem atividade física são mais propensas a ter osteoporose”, alerta o profissional.

O tratamento da osteoporose tem como objetivo retardar a perda de massa óssea e impedir que o quadro se agrave. Ele é realizado com o estímulo ao consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina D, exposição à luz solar sem exageros, prática de exercícios físicos para fortalecer a musculação, além da reposição de estrogênio nas mulheres e no uso de medicamentos prescritos por um especialista.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Mauricio Raffaelli

Dr. Mauricio Raffaelli

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 101523 / SP

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Doença silenciosa: a osteoporose causa dor nos ossos?"

Silvia souza

Tenho osteoporose,na coluna vertebral,tenho também artrose em 80% dos ossos do meu corpo,tenho também coxaartrose na perna esquerda,sinto dores horríveis nas pernas ,braços ,é também na coluna ,só estou bem deitada os as x sentada. Preciso de algum medicamento par que alivie as dores enquanto durmo.Desde já agradeço ao doutor que me responda como agur

Maria

sinto dores horríveis nas pernas ,braços ,é também na coluna ,só estou bem deitada os as x sentada. Preciso de algum medicamento par que alivie as dores enquanto durmo eu ainda não sei o quer é quer devo fazer

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Maria. Orientamos que busque o auxílio de um profissional especializado, como um ortopedista. Através de avaliação clinica e exames ele poderá lhe dar um diagnóstico e traçar o melhor tratamento, que pode incluir medicamentos, suplementos alimentares, uma dieta diferenciada e exercícios físicos. Estimamos melhoras. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.