A prática de esportes na infância pode ajudar a reforçar a imunidade?


  • +A
  • -A

Como nos primeiros anos de vida o corpo ainda não se desenvolveu completamente e, por isso, as crianças acabam naturalmente tendo uma imunidade menos desenvolvida. Nesta faixa etária, a frequência de infecções e doenças costuma ser mais alta. Por isso, os pais devem estimular práticas que ajudem a diminuir os riscos à saúde de seus filhos. Fazer atividades físicas regularmente é um exemplo importante.

Benefícios dos esportes para a imunidade das crianças


“A atividade física é essencial para o desenvolvimento das crianças pequenas e deve vir da principal atividade para eles, que é brincar. Portanto, correr, pular, subir, descer, rolar, tudo isso ajuda. Contudo, não existem estudos relacionando a prática de esportes na infância ao reforço ou
redução da imunidade”, informa o imunologista Gesmar Rodrigues da Silva Segundo.

Além disso, quando as crianças brincam, se exercitam, fazem esportes e interagem com outras crianças em locais abertos, amplos e em contato com a natureza, elas estão expondo suas defesas a diversos micro-organismos e substâncias. Isso é muito importante porque é uma forma de treino das defesas do organismo da criança que, com o tempo, fará com que as mesmas se fortaleçam.   

Tratamento medicamentoso pode ajudar imunidade das crianças


Cuidados com alimentação, higiene, sono e vacinação são fatores muito importantes para ajudar a
manter a imunidade das crianças alta. Caso ela apresente problemas no seu sistema de defesa, o tratamento medicamentoso pode ser indicado. Ou seja, o pediatra pode recomendar o uso de remédios que estimulam a imunidade, atuando, principalmente, na prevenção de infecções.

Excesso de exercício pode ser ruim, especialmente em adultos


Por mais que os exercícios físicos sejam essenciais para a saúde na infância e em todas as outras fases da vida, a prática excessiva na idade adulta pode ser prejudicial para a imunidade. “Pode haver uma redução da atividade de diversas partes do sistema imune, economizando energia e nutrientes para o exercício físico, favorecendo o aumento de infecções. O bom senso e equilíbrio na realização de atividades físicas seria o ideal”, aconselha o médico.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Gesmar Rodrigues Silva Segundo

Dr. Gesmar Rodrigues Silva Segundo

Alergia e Imunologia

CRM: 32969 / MG

TAGS
imunidade

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A prática de esportes na infância pode ajudar a reforçar a imunidade?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.